Ex-guerrilheiro das Farc preso no CE é extraditado para os EUA | Diário Sobralense News

Ex-guerrilheiro das Farc preso no CE é extraditado para os EUA

  A Polícia Federal extraditou o colombiano Guillermo Amaya Ñungo, de 57 anos, para os Estados Unidos nesta sexta-feira (4), após o ex-guerr...

 A Polícia Federal extraditou o colombiano Guillermo Amaya Ñungo, de 57 anos, para os Estados Unidos nesta sexta-feira (4), após o ex-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) passar quase dois anos preso em Fortaleza. A operação foi realizada em conjunto com a Agência de Combate às Drogas dos Estados Unidos (DEA).


Conhecido nos EUA como “El Patrón”, Guillermo pode pegar até 30 anos de pena por tráfico internacional de drogas e organização criminosa. Ele é acusado de comandar um complexo esquema de transporte de cocaína em grandes quantidades entre a Colômbia e o país norte-americano, com uso de aeronaves próprias e pistas de pouso em nações da América Central.

El Patrón foi detido pela PF em setembro de 2019 ao buscar a filha na escola, em Messejana, no Ceará. Sua extradição foi aprovada um ano depois no STF (Supremo Tribunal Federal) por unanimidade e posteriormente autorizada pelo Ministério da Justiça.

De acordo com a PF, a operação de extradição de Guillermo contou com forte esquema de segurança. Ele foi transportado sob escolta em jato executivo do governo dos Estados Unidos.

(Pleno News)

Related

Ceará 741020654024366454

Destaques da semana

Links indicados

item