Ceará tem queda nas taxas de positividade e transmissão da Covid-19, diz secretário | Diário Sobralense News

Ceará tem queda nas taxas de positividade e transmissão da Covid-19, diz secretário

Ainda segundo Dr. Cabeto, o Estado também apresenta estabilidade de redução da taxa de transmissão da Covid nas cinco regiões. A melhora dos...

Ainda segundo Dr. Cabeto, o Estado também apresenta estabilidade de redução da taxa de transmissão da Covid nas cinco regiões. A melhora dos indicadores da pandemia fez com que o Ceará avance no isolamento social, liberando aulas presenciais no ensino superior e feriras-livres.

Foto: Reprodução

“Realmente tem caído o número de positividade dos exames. De cada 10 exames, somente dois deles são positivos, isso agora, analisando o Ceará como um todo. Lembre-se que na semana passada a gente tinha preocupações com algumas regiões, entre elas o Cariri, e agora o Cariri também caiu a positividade dos exames", disse o secretário durante a transmissão nas redes sociais.

Em relação à taxa de transmissão, Cabeto explica que a queda no indicador demonstra que os riscos epidemiológicos estão menores no Estado.

“Quando a gente analisa a taxa de transmissão, nós temos persistência da redução, houve estabilidade de redução nas cinco regiões, mostrando que os riscos epidemiológicos estão menores no Estado do Ceará. Principalmente quando a gente analisa comparativamente com os vários outros estados do Brasil, que mantém a taxa de transmissão muito elevada", afirma o secretário.

Busca por atendimento

Conforme o secretário da Saúde, também houve queda na busca por atendimento relativos à pandemia e também nas mortes provocadas pela Covid-19.

"Neste mês temos praticamente a metade da procura que tivemos no mês passado, e o que é melhor: são casos mais moderados, em pessoas idosas já vacinadas ou em pessoas mais jovens. Houve também redução nas mortes."

"O estado do Ceará está entre os que melhor fizeram o isolamento, isso se deve a uma contribuição da sociedade", completou o secretário.

Redução nos casos e mortes por Covid

Conforme o governador Camilo Santana, os dados da pandemia no Ceará nas últimas semanas são favoráveis e apontam redução nos novos da doença, mortes e procura por leitos de UTI.

"Os números têm cada dia melhorado, mas com muito alerta, muita cautela. Temos visto vários estados com aumento dos casos. Estamos cada vez mais perto de vacinar a população do Ceará e retornar à tão querida normalidade", disse o governador.

"O Ceará tem realmente reduzido a positividade dos exames da Covid-19. De cada 10 exames, apenas dois dão positivos. Já vinham caindo em todas as regiões menos no Cariri e agora caíram também no Cariri", completo o secretário da Saúde, doutor Cabeto.

Novo decreto

Ceará libera a partir de segunda-feira (28) aulas presenciais no ensino superior e feiras livres, conforme anunciou nesta sexta-feira (25) o governador Camilo Santana. A região Cariri, onde os casos de Covid-19 ainda cresciam de forma acelerada e agora controlou o avanço da pandemia, também será beneficiado pela flexibilização econômica, conforme o governador.

Resumo das medidas:

feiras livres passam a ser liberadas;
aulas presenciais de ensino superior são liberadas;
região do Cariri passa a ter as mesmas regras da flexibilização econômica das demais regiões;
novos decretos passam a valer pelo período de duas semanas;
O decreto entra em vigor na segunda-feira (28) e terá validade de duas semanas, assim como as medidas que serão divulgadas em decretos posteriores. Desde o início da semana, os decretos tinha vigência de uma semana e eram atualizados a cada sete dias.

O novo decreto será publicado o Diário Oficial do Estado neste sábado (26), segundo Camilo.

Fonte: G1 CE

Related

Ceará 4358141161005559130

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item