Amendoim cozido: como escolher, conservar e fazer o alimento queridinho de junho | Diário Sobralense News

Amendoim cozido: como escolher, conservar e fazer o alimento queridinho de junho

Petisco é de fácil preparo, mas é bom tomar algumas precauções no momento da escolha Redação iBahia  O amendoim na forma cozida, é sem dúvid...

Petisco é de fácil preparo, mas é bom tomar algumas precauções no momento da escolha

Redação iBahia 

O amendoim na forma cozida, é sem dúvidas, um dos alimentos mais comercializados no período de junho. Ele, que é o queridinho do São João, já está à venda em alguns estabelecimentos e faz sucesso na casa dos nordestinos. O petisco é de fácil preparo, mas é bom tomar algumas precauções no momento da escolha, da conservação e do cozimento. Confira!

Foto: Reprodução

Como escolher

O amendoim é vendido a peso e fica quase impossível escolher de um em um, mas alguns cuidados podem ser tomados. Na hora da compra, por exemplo, é bom analisar se eles estão bem acondicionados. Eles não devem estar em ambiente úmido e as cascas não devem ter danos causados por insetos, como buracos e manchas muito escuras. Se possível, tente verificar também se os amendoins estão cheirando a ranço ou mofo. Uma outra dica é chacoalhar alguns amendoins e observar pelo menos dois sinais de qualidade: se o peso está de acordo com o tamanho e se o som não é indicativo de que os grãos estão secos.

Como armazenar

Antes do cozimento, o amendoim deve ser armazenado em um recipiente hermético e em lugar fresco, seco e escuro. Depois de pronto, é possível conservar o amendoim cozido por alguns dias dentro da geladeira. Eles devem ser guardados em recipientes bem fechados por até 5 dias. Mas cuidado: ele não pode ser retirado e colocado diversas vezes da geladeira, alterando a temperatura. Por esse motivo, é bom guarda-los em porções já calculadas para o consumo.


Como fazer

Antes de mais nada, é importante lavar os amendoins, que crescem no solo e geralmente são vendidos ainda sujos. Para isso, eles devem ficar de molho em água fria por 45 minutos. Essa etapa não deve ser pulada, mesmo que os amendoins aparentem estar limpos. O molho os deixa úmidos e moles, o que facilita a absorção do sal.

Depois disso, coloque 2/3 de xícara de sal e água suficiente para cobrir os amendoins em uma panela de pressão. Quem quiser, pode acrescentar duas colheres de sopa de pimenta. Deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos. Deixe que eles esfriem ainda na água. Se forem retirados rapidamente, podem murchar e não absorver o sal completamente.

Se você não tem panela de pressão, não se preocupe. O modo de preparo é o mesmo, mas os amendoins devem passar mais tempo sendo cozidos.

Related

Gastronomia 8958535723440825380

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item