Ceará atinge mais de 10% da população vacinada com as duas doses contra Covid-19, diz consórcio | Diário Sobralense News

Ceará atinge mais de 10% da população vacinada com as duas doses contra Covid-19, diz consórcio

O Ceará ultrapassou os 10% do total da população vacinada com as duas doses das vacinas contra a Covid-19. Além disso, é o estado que, propo...

O Ceará ultrapassou os 10% do total da população vacinada com as duas doses das vacinas contra a Covid-19. Além disso, é o estado que, proporcionalmente, mais imunizou pessoas com as duas vacinas, de acordo com o Consórcio de Veículos da Imprensa. O balanço foi atualizado nesta segunda-feira (24) e aponta o estado com 10,41% da população imunizada com as duas doses — e há ainda 17,36% que já receberam a primeira dose.
Foto: Reprodução

Em números totais, 956.175 residentes do Ceará já completaram a imunização. Já a primeira dose foi aplicada 1.594.907 vezes no estado.

O Vacinômetro da Secretaria de Saúde (Sesa) do estado informa que o Ceará já recebeu 3.478.300 de doses das vacinas utilizadas no estado: CoronaVac, Oxford/Astrazeneca e Pfizer/BioNTech. Os últimos lotes chegaram no dia 18 de maio, com 250.200 doses da Astrazeneca e 25.740 da Pfizer.

O consórcio de veículos de imprensa é formado por G1, "O Globo", "Extra", "O Estado de S.Paulo", "Folha de S.Paulo" e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro. As informações sobre população prioritária e doses disponíveis são do Ministério da Saúde, enquanto as estimativas de quantidade da população são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A iniciativa foi criada em junho de 2020, em resposta a uma decisão do presidente Jair Bolsonaro de, na ocasião, restringir acesso a dados sobre a pandemia. Os boletins informam, atualmente, o número de pessoas mortas por coronavírus, a quantidade de contaminados e a média móvel, indicador segundo o qual é possível verificar em quais estados a pandemia do novo coronavírus está aumentando, diminuindo ou em estabilidade.
Fortaleza começou nesta segunda-feira (24) a quarta etapa da vacinação contra a Covid-19. O público-alvo são as pessoas em situação de rua. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, a imunização acontece em locais de acolhimento específico para essa população.

"E uma notícia muito boa. Já estamos iniciando a quarta fase com a vacinação das pessoas em situação de rua que são pessoas de extrema vulnerabilidade. Está sendo feita uma busca ativa dessas pessoas pelas nossas equipes. E já iniciamos hoje essa vacinação dessas pessoas em locais de acolhimento específico para essa população de extrema vulnerabilidade", afirmou.

Ainda segundo Ana Estela Leite, a relação dos outros grupos desta quarta fase, será anunciado no decorrer desta semana. "E com relação a outros públicos desta quarta fase aos trabalhadores da educação ao longo da semana nós divulgaremos como será esse momento para esse público", disse.

De acordo com a SMS, a quarta fase ocorrerá simultaneamente às fases 1, 2 e 3, as quais ainda não foram finalizadas totalmente, seja por período de espera da segunda dose ou da aplicação da primeira dose. A Prefeitura de Fortaleza está fazendo busca ativa e cadastramento das pessoas que estão em situação de rua na capital. Segundo a SMS, a aplicação do imunizante ocorrerá em locais de acolhimento deste público, em pessoas que dispunham de CPF.

Também na quarta fase da vacinação:

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
População Privada de Liberdade
Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos-EJA)
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior
Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros
Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário
Trabalhadores de Transporte Aéreo
Trabalhadores de Transporte Aquaviário

Caminhoneiros

Trabalhadores Portuários
Trabalhadores Industriais
Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
Os funcionários do sistema de privação de liberdade, quando forem convocados, terão que apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza. A população privada de liberdade terá de dispor de documento oficial com foto e CPF.

Já os trabalhadores da Educação devem apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza.

Os demais integrantes da quarta fase que trabalham nos serviços prioritários em questão precisarão apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de endereço e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no município de Fortaleza.

Fonte: G1 CE

Related

Ceará 3198294116991426097

Destaques da semana

Links indicados

item