Aprenda a ser mentalmente saudável com esta Dieta! | Diário Sobralense News

Aprenda a ser mentalmente saudável com esta Dieta!

"A chave para uma vida longa e um cérebro saudável, de acordo com um estudo com camundongos da Universidade de Sydney, é uma dieta pobr...

"A chave para uma vida longa e um cérebro saudável, de acordo com um estudo com camundongos da Universidade de Sydney, é uma dieta pobre em proteínas e rica em carboidratos"

Foto: Reprodução
Este estudo, conduzido no Centro Charles Perkins, foi publicado na revista Cell Reports e mostra melhorias na saúde geral e na saúde do cérebro, bem como no aprendizado e na memória, exatamente entre camundongos alimentados com uma dieta irrestrita de baixa proteína e alto teor de carboidratos.

Autor principal e doutorado, Devin Wahl diz: "Atualmente não há tratamentos farmacêuticos eficazes para a demência - podemos retardar essas doenças, mas não podemos impedi-las - por isso é emocionante que estamos começando a identificar dietas que estão afetando a forma como o cérebro envelhece".

Pela primeira vez, a pesquisa mostra que dietas de baixo teor de proteína e alto teor de carboidratos têm benefícios protetores semelhantes para o cérebro como restrição de calorias, o que é conhecido por seus benefícios de longevidade, mas não é sustentável em humanos. "Temos quase 100 anos de pesquisa de qualidade exaltando os benefícios da restrição calórica como a dieta mais poderosa para melhorar a saúde do cérebro e retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas em roedores", diz Wahl.

"No entanto, a maioria das pessoas tem dificuldade em restringir as calorias, especialmente nas sociedades ocidentais, onde os alimentos estão disponíveis gratuitamente. Isso mostra muita promessa de que conseguimos reproduzir o mesmo tipo de alterações genéticas na parte do cérebro responsável pela memória, que também vemos quando restringimos severamente as calorias".

De acordo com o professor David Le Couteur, muitas culturas, incluindo aquelas que vivem longas vidas em Okinawa, no Japão, e em muitas partes do Mediterrâneo, observaram essa mistura há muito tempo. Em Okinawa, cerca de 9% da proteína vem de peixe magro, soja e plantas, com pouquíssima carne bovina. Uma de suas principais fontes de carboidratos é a batata-doce.

No presente estudo, os pesquisadores alimentam os ratos com carboidratos complexos derivados de amido e caseína, que são encontrados no queijo e no leite. O estudo avaliou os benefícios cerebrais da dieta. Os pesquisadores se concentraram no hipocampo - essa região do cérebro é responsável pelo aprendizado e pela memória. O professor Couteur, professor de medicina geriátrica na Universidade de Sydney diz: "O hipocampo é geralmente a primeira parte do cérebro a deteriorar-se com doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. No entanto, a dieta rica em carboidratos com baixo teor de proteínas pareceu promover a saúde e a biologia do hipocampo nos camundongos, em algumas medidas até um grau ainda maior do que aqueles na dieta de baixa caloria ”.

Esta última pesquisa segue um estudo de 2015 do Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney. O estudo mostrou que uma dieta pobre em proteínas e alto teor de carboidratos pode ser tão eficaz quanto uma dieta de baixa caloria na promoção de uma vida longa em camundongos através de um bom coração e saúde digestiva. 

Fonte: tudoporemail.com.br

Related

Saúde 2492792648722510241

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item