Mofo: fungos causam alergia e até doenças psiquiátricas | Diário Sobralense News

Mofo: fungos causam alergia e até doenças psiquiátricas

O mofo é um inquilino indesejado que vira e mexe a gente descobre que está hospedando em nossas casas e também nos ambientes de trabalho. O...

O mofo é um inquilino indesejado que vira e mexe a gente descobre que está hospedando em nossas casas e também nos ambientes de trabalho. Os mofos são fungos, de tipos variados, que aparecem em alimentos estragados ou ambientes com umidade.

Além do mau cheiro de alguns, dos danos que causam às roupas, móveis e casas, esses fungos também são, e muito, prejudiciais à saúde.  (Foto: reprodução)

Além do mau cheiro de alguns, dos danos que causam às roupas, móveis e casas, esses fungos também são, e muito, prejudiciais à saúde.

A diminuição da temperatura faz as pessoas deixarem as janelas e portas fechadas, o que pode causar grandes problemas, pois desta forma irão manter a umidade dentro do ambiente.

É necessário abrir as janelas e portas, de todos os móveis, como armários e guarda-roupas, para que entre luz natural e ventile. Também é recomendável expor roupas e cobertores ao sol. Os grandes aliados do mofo são a umidade e a pouca ventilação, então manter o ambiente sempre seco e arejado é essencial!

O frio e o tempo seco podem fazer com que a umidade dentro dos imóveis passe despercebida, causando grandes estragos. As roupas e os ambientes podem ser danificados de forma severa nesse período, assim como a sua saúde.

Tipos de doenças causadas pelo mofo

Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose bronco pulmonar alérgica e alergias.

Mas, existem doenças ainda mais graves que podem atingir as pessoas que são causadas pelos fungos do mofo. A doença causada pelo mofo tóxico é uma condição muito predominante e pouco diagnosticada.

As reações podem ser muito variadas, inclusive com sintomas exclusivamente psiquiátricos, como depressão, ansiedade, problemas de atenção, falta de clareza mental e insônia.

Alergias a mofo e Toxicidade por mofo são doenças diferentes. Alergias de mofo são devido a esporos de fungos que são inalados e causam febre do feno como sintomas.

Isso é diferente do mofo tóxico, que é devido aos vapores tóxicos voláteis produzidos pelo mofo que podem causar uma resposta inflamatória crônica (CIRS), uma reação auto-imune causada pela falta de liberação de bio-toxinas em indivíduos vulneráveis.

A vulnerabilidade à toxicidade por mofo está presente em 25% da população, que, na maioria dos casos, tem uma predisposição genética que inibe a eliminação de biotoxinas.

Uma família pode estar morando na mesma casa com crescimento de mofo, por exemplo, mas apenas um membro da família ficará doente. Isso porque essa pessoa é a única com a vulnerabilidade genética.

As toxinas do mofo podem se acumular no corpo, continuando a causar estragos muito tempo após você ter parado de ter o contato. Portanto tenha cuidado com mofo seja ele em sua casa ou ambiente de trabalho.

Related

Saúde 6043858691231665251

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item