Morre gata doméstica internada com Covid-19 no Rio Grande do Sul

  Animal recebeu diagnóstico positivo para a doença no início do mês e faleceu 17 dias após o resultado. Morreu na madrugada da segunda-feir...

 Animal recebeu diagnóstico positivo para a doença no início do mês e faleceu 17 dias após o resultado.

Morreu na madrugada da segunda-feira, 22, a gata doméstica diagnosticada com Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul. O animal foi internado após apresentar falta de ar, tosse, rouquidão, perda de apetite e perda de peso e não resistiu ao agravamento da doença. As informações são do portal G1.

A gata de dois anos passou a apresentar sintomas por volta de 18 de fevereiro, duas semanas após os donos contraírem a doença, mas o diagnóstico positivo do animal para coronavírus só saiu no dia 5 de março. O exame realizado na clínica veterinária, além de detectar os sintomas citados, também demonstrou que a felina tinha um quadro inflamatório pulmonar, que é “compatível a patologias de caráter infeccioso".

Assim, foi coletada uma amostra e enviada para a Universidade Federal de Caxias do Sul (UCS), onde o teste RT-PCR confirmou a infecção da gata pelo coronavírus. A contraprova foi feita pela Universidade Feevale e também deu positivo. O caso foi reportado pela Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Rio Grande do Sul à Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA).

Uma semana após o resultado positivo, a gata precisou ser internada para receber apoio respiratório. Ela permaneceu quatro dias internada, foi enviada para casa após apresentar melhora e morreu ontem, 17 dias após o diagnóstico. Na residência vivem outros dois gatos, que tiveram amostras coletadas para a realização do exame e aguardam o resultado.

A transmissão de coronavírus para animais é considerada rara e há poucos casos confirmados no Brasil. Em todo o estado de Minas Gerais, por exemplo, só há um caso confirmado, de um cachorro pertencente a uma família de Belo Horizonte, que testou positivo para a doença em fevereiro. No entanto, não há nenhum caso comprovado no mundo de humanos que tenham contraído coronavírus de seus animais domésticos.

Related

Brasil 5615615075951918867

Links indicados

Destaques da semana

Siga-nos no Facebook

Rádios Parceiros


Sites parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Page Rank

seo checker

Total de visualizações

item