Cid Gomes é o novo líder do PDT no Senado | Diário Sobralense News

Cid Gomes é o novo líder do PDT no Senado

 O senador cearense Cid Gomes, será o novo líder da bancada do PDT no Senado Federal, em substituição ao senador Weverton (MA), que vai para...

 O senador cearense Cid Gomes, será o novo líder da bancada do PDT no Senado Federal, em substituição ao senador Weverton (MA), que vai para a Quarta Secretaria na nova Mesa Diretora. Com três senadores na Casa, o partido fechou questão em apoiar a candidatura do Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado.

Como líder, Cid Gomes falara em nome da bancada auxiliando a Presidência da Casa nas ações e decisões que fazem o Senado andar. Cabe aos líderes elaborar a lista de senadores que representarão os grupos políticos nas comissões nos próximos dois anos.

Também é tarefa dos líderes participar da elaboração da pauta de votações do Senado. Isso é feito em reuniões com o presidente, nas quais tecem acordos, identificam prioridades e buscam a conciliação de interesses políticos para manter o fluxo de projetos que passam pelo Plenário.

Durante as sessões plenárias, os líderes acumulam prerrogativas que realçam a importância desta função para o curso dos acontecimentos. São eles que declaram a obstrução — manobra regimental para impedir a votação de um projeto polêmico e, em alguns casos, encerrar a sessão.

Cid Gomes é senador desde 2018, eleito para representar o Ceará no Senado Federal, tendo sido o senador mais votado da história do Estado. Ele foi ainda deputado estadual por dois períodos e tendo sido escolhido para presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Prefeito de Sobral, por dois períodos, igualmente foi governador do Ceará por duas vezes e teve uma rápida passagem como Ministro da Educação no segundo governo de Dilma Housseff.

Fonte: Blog do Célio Brito

Related

Politica 342360556197091116

Destaques da semana

Links indicados

item