Funceme diz que “tendência no Ceará é de volume de chuva abaixo da média no trimestre” | Diário Sobralense News

Funceme diz que “tendência no Ceará é de volume de chuva abaixo da média no trimestre”

Região com os maiores açudes do Ceará têm previsão de baixo volume de chuva e preocupa autoridades. Foto: Reprodução Na manhã desta quarta-f...

Região com os maiores açudes do Ceará têm previsão de baixo volume de chuva e preocupa autoridades.

Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (20) foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o prognóstico de que o Ceará tem 50% de oportunidade de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril de 2021.

A situação é mais preocupante na região onde ficam os maiores açudes do Ceará, Castanhão e o Orós, onde a previsão é de menos chuvas que nas demais áreas.

De acordo com as análises das condições atmosféricas e oceânicas, além dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições do Brasil, como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Ceará tem ainda 40% de chances para precipitações dentro da média e 10% acima dela.

Chance de chuva acima da média: 10%
Em torno da média: 40%
Abaixo da média: 50%

Os meses de janeiro a março abrangem a maior parte do inverno no estado. Em 2020, por exemplo, o Ceará teve um volume de chuva acumulado no ano de 968 milímetros; desse total, 644 milímetros (66%) ocorreram apenas no período de fevereiro a março.

“Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação no Ceará. Até aqui, janeiro tem sido de chuvas abaixo da média, apesar das precipitações nos últimos dias. As precipitações vão se concentrar nas regiões do Cariri e Ibiapaba”, afirmou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

De acordo com dados da Funceme, a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.

De acordo com Sávio Martins, as maiores preocupações para o período ficam na Região Centro-Sul do Ceará, onde estão os dois maiores açudes do estado, o Castanhão e Orós. Nessa região, a maior tendência de chuvas abaixo da média histórica.

(Portal Paraíso)

Related

Ceará 9066467304186113992

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item