Pele oleosa x verão: veja dicas para cuidar bem da pele nos dias quentes | Diário Sobralense News

Pele oleosa x verão: veja dicas para cuidar bem da pele nos dias quentes

Dermatologista explica os cuidados necessários para evitar problemas nesse período Redação iBahia  Com a chegada do verão, o Sol intenso, ca...

Dermatologista explica os cuidados necessários para evitar problemas nesse período

Redação iBahia 

Com a chegada do verão, o Sol intenso, calor e o aumento na transpiração da pele constroem o cenário perfeito para o surgimento de cravos e espinhas. Nesse período, pessoas com pele oleosa estão mais suscetíveis a esses problemas.

"No calor, transpiramos mais, e, como consequência, partículas de sujeira, poeira e até mesmo o sol acabam estimulando as glândulas sebáceas, fazendo com que a pele fique mais oleosa", explica a dermatologista Manoela Fassina, da Clínica Leger.

Então, quais o cuidados necessários? Para ajudar nesse assunto, a dermatologista Manoela respondeu algumas perguntas. Confira abaixo:

- Todo cravo pode virar espinha?
"Cravos e espinhas fazem parte de uma doença de pele chamada acne. A acne pode ser inflamatória, que são as espinhas, e não inflamatória, os cravos. A glândula sebácea, presente em nossa pele, produz uma secreção que chamamos de sebo e que é liberada para manter a hidratação, lubrificação e proteção da pele. O orifício por onde sai o pelo é o que chamamos de poro. Quando ele entope com o sebo, há a formação de cravos. Nem sempre cravos viram espinhas. Quando isso acontece é porque há uma proliferação de bactérias que acabam se alimentando do sebo acumulado naquela região e, por isso, geram um processo inflamatório".

- Fazer limpeza de pele adianta no tratamento da acne?
"Sim, adianta. É preciso diferenciar limpezas de pele mais profundas, realizadas por profissionais capacitados, daquela limpeza diária. Se a limpeza for profunda, normalmente recomendamos que seja feita entre 30 e 40 dias, que é o intervalo em que a pele se renova. Em relação aos cuidados diários, recomendamos manter a pele limpa com um sabonete específico para oleosidade, normalmente com lavagem duas vezes ao dia. A pele oleosa também precisa de hidratação e o produto será indicado conforme as lesões do paciente".

- Pessoas com pele oleosa devem usar filtro solar no verão?
"Sim. Hoje, a indústria acaba investindo em muitos filtros solares para peles oleosas ou com tendência a acne. Esses filtros têm toque seco, controle de oleosidade e efeito matizador. Uma das queixas de pacientes com pele oleosa é que quando usam filtro por um longo período, sentem a oleosidade da pele mais rápida. Para isso, indicamos alguns produtos com substâncias secativas que ajudam a conter a formação de cravos e espinhas".

- A alimentação nas comemorações de fim de ano pode ajudar no aparecimento da acne?
"Sim. A literatura médica fala que alimentos que têm alto índice glicêmico, que são gordurosos, ricos em açúcares, que contenham leite e derivados ou farinha branca estimulam a glândula sebácea e pioram a oleosidade da pele".

- A maquiagem piora cravos e espinhas nessa estação do ano?
"Não há problema no uso de maquiagem, contanto que não sejam produtos comedogênicos, que contenham substâncias que possam obstruir o folículo com mais facilidade e que sejam livres de óleo. Algumas maquiagens são até indicadas por conterem substâncias secativas para a acne. A grande questão em relação às maquiagens é a limpeza. Não se deve dormir com esses produtos porque podem obstruir o folículo e piorar o quadro. Por isso é indispensável remover toda a maquiagem ao chegar em casa".

- Tratamentos antiacne podem ser feitos no verão?
"Sim. Podemos lançar mão de produtos que não são fotossensíveis e podem ser usados na pele durante o verão. O ácido salicílico, glicólico e azelaico são exemplos de substâncias que podem ser associadas ao tratamento da pele mesmo com exposição solar mais frequente nesta época do ano. Além disso, não deixe de fazer uso de tônicos e adstringentes faciais que vão manter o controle da oleosidade nesta estação".

Related

Saúde 2973380881101583768

Destaques da semana

Links indicados

item