Saboroso e nutritivo: conheça sete benefícios ao consumir o figo regularmente | Diário Sobralense News

Saboroso e nutritivo: conheça sete benefícios ao consumir o figo regularmente

As folhas do figo podem ser utilizadas para diminuir o nível de triglicerídeos Redação iBahia Foto: Reprodução Que tal inovar na alim...

As folhas do figo podem ser utilizadas para diminuir o nível de triglicerídeos

Redação iBahia

Saboroso e nutritivo: conheça sete benefícios ao consumir o figo ...
Foto: Reprodução
Que tal inovar na alimentação? O figo que é altamente nutritivo, é rico em em fibras alimentares, vitaminas e minerais. Ele que tem um sabor adocicado, pode ser consumido na forma natural, em doces caseiros e compotas. Pensando nisso, a Taeq listou sete vantagens ao consumir a fruta regularmente. Confira:

1. Figo ajuda no controle do colesterol
Por ser rico em fibras, ácidos graxos e antioxidantes, as folhas do figo podem ser utilizadas para diminuir o nível de triglicerídeos. Com isso, reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentam os do bom (HDL), o que evita o acúmulo de gordura nas artérias, e consequentemente o seu possível entupimento, que pode gerar até infartos.

2. Previne as doenças cardiovasculares
O figo tem altíssimo teor de potássio e baixo em sódio. Esse mineral exerce um efeito positivo no tônus vascular, contribuindo para a redução da pressão arterial e auxiliando a pressão cardíaca por conter os ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6, além de fenol. É bom lembrar que o excesso de sódio aumenta a pressão arterial, o que pode levar à hipertensão.

3. Figo ajuda a emagrecer
Como todo fruto rica em fibras, o figo também combate à constipação, pois ajuda a regular o intestino. Além disso, esse nutriente confere saciedade, e com isso evita a compulsão alimentar, e consequentemente colaborando para o processo de emagrecimento.

4. Deixa a pele bonita e saudável
O figo também contém vitamina C e as do complexo B, que possuem fator antioxidante. Com isso, melhoram a aparência da pele, deixando-a mais saudável e longe das inflamações que causam a acne. Uma dica é fazer um esfoliante com o fruto, mel e açúcar.

5. Fruto ajuda no tratamento de diabetes
Estudos afirmam que o ácido clorogênico pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos, o que torna este fruto uma boa opção para pessoas com diabetes mellitus tipo II.

6. Figos secos são fonte de energia
Os figos secos, além de conterem variados antioxidantes, vitaminas e minerais, são ainda uma excelente fonte de energia concentrada. Ao contrário dos figos frescos, onde 100g contêm cerca de 74 calorias, no caso dos secos, 100g possuem quase 250 calorias. Com isso, eles mais uma vez dão saciedade e diminuem a fome.

7. Fruto dá mais saúde e disposição
Rico em vitaminas e minerais, o fruto é responsável por fornecer vitaminas A, B1 e B2, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. Somados, esses nutrientes agem em prol do bom funcionamento do nosso organismo.

Related

Saúde 2824556015233421444

Destaques da semana

Links indicados

item