Região Norte recebe 57 novos respiradores e soma agora 185 leitos de UTI | Diário Sobralense News

Região Norte recebe 57 novos respiradores e soma agora 185 leitos de UTI

A distribuição dos 300 novos ventiladores mecânicos do modelo VG70, adquiridos com recursos próprios do Governo do Ceará, foi concluída para...

A distribuição dos 300 novos ventiladores mecânicos do modelo VG70, adquiridos com recursos próprios do Governo do Ceará, foi concluída para a Região de Saúde Norte. Os municípios de Sobral, Crateús, Tianguá, Ubajara e Camocim receberam juntos mais 57 respiradores e com isso a região agora conta com 185 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a maioria exclusivos para o tratamento de Covid-19.




O município de Sobral recebeu novos 30 respiradores, sendo 10 para o Hospital Regional Norte (HRN), principal unidade para casos graves da Covid-19 e referência para os municípios da Região de Saúde Norte; 10 para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral; cinco para o Hospital do Coração e outros cinco para o Hospital de Campanha de Sobral.

O HRN concentra o maior número de leitos para Covid-19 na região. Hoje são 192 leitos exclusivos para atender pacientes com coronavírus, sendo 111 leitos de UTI e 81 leitos de enfermaria.

Crateús recebeu 10 ventiladores mecânicos e equipou o Hospital São Lucas com 10 UTIs; para Tianguá foram outros 10 respiradores e o Hospital Madalena Nunes agora conta com 10 UTIs; seis respiradores foram para Ubajara e mais um para Camocim. A distribuição é de acordo com os indicadores epidemiológicos, seguindo planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que avalia diariamente a situação da pandemia no Estado.

A superintendente da Região de Saúde Norte, Mônica Lima, avalia que os leitos de UTI são fundamentais para a região que contempla 55 municípios. “Nesses meses de pandemia disponibilizamos tudo o que foi possível para que a gente evitasse um colapso no sistema de saúde, para que a gente evitasse óbitos por falta de assistência”, afirma, destacando que além dos ventiladores mecânicos, que proporcionaram a abertura de 185 leitos de UTI, ocorreram capacitações para os profissionais de saúde destacados para o trabalho em UTIs, através da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

UTIs móveis
Além dos respiradores, foram entregues novas bases e UTIs móveis do SAMU 192 Ceará. “Hoje na Região Norte nós temos 32 bases do SAMU, distribuídas entre os 55 municípios, para dar apoio aos gestores municipais na transferência dos seus pacientes graves”, complementa Mônica Lima.

As Unidades de Suporte Avançado (UTI móvel) são veículos que contam com todos os equipamentos para suporte à vida, mesmo para os casos mais graves da doença. O atendimento do serviço funciona 24 horas por dia e pode ser solicitado gratuitamente com uma ligação para o número 192. O Samu 192 Ceará é resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará, União e municípios.


Fonte: Teresa Fernandes / Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN)

Related

Saúde 3407495657171207014

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item