Filhote de Baleia é encontrado nas águas de Uruaú, em Beberibe | Diário Sobralense News

Filhote de Baleia é encontrado nas águas de Uruaú, em Beberibe

(Foto: Nilson Lima) Pescadores da praia de Uruaú, em Beberibe (a 85km de Fortaleza), encontraram um filhote de baleia na madrugada de d...

(Foto: Nilson Lima)
Pescadores da praia de Uruaú, em Beberibe (a 85km de Fortaleza), encontraram um filhote de baleia na madrugada de domingo (12/07) a cerca de 300 metros da costa. De acordo com os relatos dos jangadeiros, o animal, de aproximadamente três metros de comprimento e pesando 400kg, estava aparentemente bem e sem ferimentos.

Um vídeo enviado à redação do “A Notícia do Ceará” mostra um jangadeiro realizando o registro do filhote já na parte da manhã. Após comunicar o acontecido na comunidade, moradores acionaram uma equipe de resgate da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (ONG AQUASIS). A equipe, que tem sede em Caucaia, chegou a Uruaú por volta das 22h deste domingo, composta por duas biólogas e um médico veterinário..Equipe finalizou os trabalhos de resgate somente nesta segunda-feira (13/07).

Nesta segunda-feira (13/07), mais precisamente às 14h, os membros da Aquasis realizaram o resgate e realizaram os processos de medicamento, bem como a verificação do estado de saúde do mamífero. Uma hora depois, os pescadores Bruno Matos, Iranilson Gomes, Joelton Alves e Edileudo dos Santos utilizaram a jangada “Marina” para colaborar com a devolução da baleia ao mar.

Espécie
De acordo com o médico veterinário, Diego Ramírez, pelas características observadas, a baleia já é adulta e é da espécie Piloto. A observação do especialista diverge da que foi constatada pelos pescadores. “Esse animal, por ter se aproximado da costa, provavelmente não está saudável. Geralmente esse animal sobrevive numa região bem distante, e esse é um dos indicativos de que ele não estava saudável”, detalha o veterinário.

Outro fator observado por Diego evidencia um comportamento indicativo do estado de saúde alterado da baleia. “Fizemos uma soltura imediata. Nós recebemos fotos e vídeos de pessoas que se aproximaram muito do animal, fato que não seria permitido pela baleia se ela estivesse em condições normais”, explica.

Em breve, mais informações.

Fonte: Portal ANC

Related

Ceará 4847731993841929028

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item