'Drive-thru' para testagem em massa da Covid-19 é montado em frente ao Hospital Geral de Fortaleza | Diário Sobralense News

'Drive-thru' para testagem em massa da Covid-19 é montado em frente ao Hospital Geral de Fortaleza

O estado do Ceará deve iniciar a fase de testagem massiva com 3 mil exames de coronavírus por dia, ainda nesta semana, segundo o governad...


O estado do Ceará deve iniciar a fase de testagem massiva com 3 mil exames de coronavírus por dia, ainda nesta semana, segundo o governador Camilo Santana.

Foi montada, em frente ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a estrutura de um drive-thru onde será iniciada, ainda nesta semana, a testagem massiva, uma das estratégias recomendadas para o combate à Covid-19. A informação foi confirmada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante entrevista à TV Verdes Mares, na manhã desta quinta-feira (21).

O chefe do executivo estadual, entretanto, não indicou o local onde deve ser instalado o segundo drive-thru, também previsto para a ampliação deste tipo de atendimento. Os detalhes sobre o funcionamento na nova estrutura, apontou ele, serão apresentados até amanhã pelo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

A previsão é que, a partir da testagem em massa, sejam realizados até três mil testes por dia, conforme já havia estimado o secretário da saúde, Dr. Cabeto, durante coletiva de imprensa virtual realizada na última sexta-feira (15).

Além dos dois drive-thrus, os testes serão distribuídos em Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e hospitais do Ceará. O objetivo do governo é que, com esses novos testes, o número de diagnósticos da Covid-19 cresça, permitindo um melhor mapeamento da doença.

"Quando você testa, tem a realidade dos números, pode planejar melhor as ações de saúde e de enfrentamento dessa pandemia", afirmou Camilo Santana, endossando ainda que o Ceará "é o estado que mais testa no Brasil".

De acordo com o governador, já foram realizados no estado mais de 70 mil testes desde o início da pandemia do novo coronavírus, a partir da realização diária de mais de mil exames. Segundo a última atualização do IntegraSUS, às 17h38 desta quarta-feira (20), o Ceará contabilizava 75.326 testes já realizados em clínicas públicas e privadas.

Camilo Santana acrescentou ainda que algumas das empresas que participaram do chamamento público do Governo já foram contratadas para iniciarem os trabalhos. "Então, a gente espera que nos próximos dias possamos ir aumentando [o total de testes] com essa contratação dessas empresas que vão fazer a testagem rápida e garantir que o Estado tenha resultados mais consistentes para permitir, inclusive, tomadas de decisões importantes daqui pra frente".


Perfil
Conforme Dr. Cabeto, haverá expansão da oferta dos exames para além dos profissionais de saúde e pacientes sintomáticos. “Estamos falando de pessoas com sintomas mais leves ou mesmo de pessoas que tenham tido contato com pacientes comprovadamente diagnosticados com coronavírus”, citou.

Outra medida anunciada pelo secretário para ampliar a capacidade do poder público de testar o maior número de pessoas, foi uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “que está providenciando um dos equipamentos que deve chegar ao Ceará que faz extração por robótica do RNA e isso encurta o tempo de diagnóstico”.


Coronavírus no Ceará
O Ceará ultrapassou a marca de 30 mil casos do novo coronavírus e tem 1.900 óbitos por Covid-19, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizada às 17h38 de ontem. Fortaleza, epicentro da pandemia no estado já tem 18.010 pessoas com a doença e 1.333 mortes.

O número de mortes comprovadas no estado, como um todo, avançou para 1.900, e a quantidade de pessoas que contraíram o novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 30.560, segundo atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, às 17h38 da última quarta-feira (20).

Fonte: G1

Related

Saúde 426225799575043376

Destaques da semana

Links indicados

item