Coronavírus: como manter se produtivo na quarentena? | Diário Sobralense News

Coronavírus: como manter se produtivo na quarentena?

Estamos vivendo um momento crítico com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que, para superarmos a proliferação do vírus, precisamo...

Estamos vivendo um momento crítico com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que, para superarmos a proliferação do vírus, precisamos manter o distanciamento social e, se possível, nos isolarmos em casa.

Foto: Reprodução
Para atender a essa recomendação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), escolas e universidades suspenderam todas as atividades presenciais. Além disso, algumas empresas adotaram o home office (teletrabalho), de modo que seus colaboradores trabalhem de casa.

Sabemos que ficar em quarentena causa um grande impacto em nossa rotina. Mas é possível se manter ativo e produtivo durante este período (inclusive, foi comprovado em uma pesquisa que o home office pode aumentar a produtividade).

Quer saber como? Confira nossas dicas e manda ver no aprendizado enquanto estiver de molho em casa.

10 dicas para manter a produtividade em casa: seja para os estudos ou trabalho home office

1. Nada de pijamas


Produtividade e pijamas não andam juntos. Então, quando acordar, tome café e troque de roupa. Como se você fosse sair para estudar ou trabalhar. Só não precisa ser uma roupa desconfortável. Afinal, você ainda está em casa.

Isso vai ajudar você a manter sua mente ativa, a criar uma rotina e mandar a preguiça embora.

2. Separe o local de trabalho/estudos e o de lazer

Concentrar-se com a televisão ligada é uma tarefa quase impossível. Com pessoas ao seu redor falando alto, pior ainda.

Para manter o foco, você precisa se distanciar de todas as distrações possíveis. O celular vai apitar toda hora, a Netflix vai chamar você para maratonar aquela série nova e as pessoas vão querer mostrar o último vídeo viralizado.

Então, desligue-se de tudo. Escolha um ambiente tranquilo da casa, aquele cantinho mais confortável, e mantenha o foco. Lembre-se de avisar quem mora com você para não interromper seu momento de dedicação aos estudos e/ou ao trabalho.

3. Permaneça-se ativo


Não fique o tempo todo navegando na internet e nas redes sociais.

Faça coisas produtivas como dar continuidade às aulas pelas diversas plataformas online de videoconferência. Se estiver trabalhando, faça home office.

Aproveite também para colocar os estudos em dia, organizar seu quarto, criar novos hobbies e, quem sabe, aventurar-se na cozinha com receitas novas. Vale tudo para não cair no tédio e no desânimo.

4. Fique informado (mas sem excesso)


Como dizem por aí: equilíbrio é tudo! Por isso, tenha cuidado para não consumir muita informação e ficar na paranoia. Quando a gente fica muito focado em um tema, nossa cabeça começa a pifar e isso gera mais ansiedade e pânico.

Busque apenas o conteúdo necessário para se proteger e cuidar de seus familiares.

5. Qualifique-se com cursos online


O tempo livre é uma boa oportunidade para se atualizar e aprender coisas novas.

Com o contexto crítico do coronavírus, muitos lugares disponibilizaram conteúdos e cursos gratuitos em suas plataformas. Algumas delas já tinham essa opção antes mesmo desta crise.

Então, se joga! Olha só:

– Udemy: a plataforma liberou 40 cursos gratuitos na área de programação e tecnologia com aplicações supervalorizadas pelo mercado.

– O governo já oferecia diversos cursos gratuitos em suas plataformas, em várias áreas do conhecimento. Dê uma olhada na Escola Virtual e na Saberes.

– Aventure-se na Escola virtual da Fundação Bradesco.

– Do you speak english? Se não, comece pelo Duolingo. Se você já manja do inglês, vá de cursos gratuitos oferecidos no site da Havard. Já pensou uma qualificação dessa no seu currículo?

– Essa dica vai para os ilustradores e amantes de arte: a Faber Castell liberou cursos de desenho e ilustração, entre outras modalidades em sua plataforma. Os cursos vão ter certificados e são para a estimular a criatividade de crianças e adultos.

– Se você é aluno(a) Una, o Ulife disponibiliza vários cursos livres para você se capacitar e ampliar seu conhecimento em diversas áreas.

6. Use a tecnologia a seu favor


A tecnologia e a internet transformou diversos aspectos do nosso cotidiano, incluindo a forma e a dinâmica como nós trabalhamos e nos relacionamos no ambiente digital. Então, use e abuse de ferramentas para se conectar ao conhecimento neste momento ,ou mesmo para se divertir.

São muitas possibilidades para aprender coisas novas e conhecer lugares sem sair de casa:

Duolingo: já mencionamos no tópico anterior, mas vale reforçar que, para aprender um idioma novo, o Duolingo é uma boa pedida. E o melhor: o download é gratuito.

– Explore museus com a ferramenta de tour virtual. O Museu do Prado e o Museu do Louvre são ótimas pedidas. Confira abaixo uma listinha com 10 museus disponíveis para navegar virtualmente:

1. Pinacoteca di Brera – Milão

2. Galleria degli Uffizi – Florença

3. Musei Vaticani – Roma

4. Museo Archeologico – Atenas

5. Museu do Prado – Madri

6. Louvre – Paris

7. British Museum – Londres

8. Metropolitan Museum – Nova Iorque

9. Hermitage – São Petersburgo

10. National Gallery of art – Washington

– Conte também com o Google Arts & Culture para conhecer obras de arte e ampliar seu conhecimento sobre os movimentos e correntes artísticas das belas artes.

– Ouça podcasts! A Una está se aventurando por esse terreno com o Bússola das Vocações. Mas você tem uma imensidão de opções para ouvir, seja qual for a finalidade: diversão ou informação. Procure por apps que ofereçam este conteúdo de forma gratuita.

– E se as ideias acabarem, você pode recorrer ao Perfil do Instagram @coisasprafazernaquarentena para se inspirar com as sugestões de atividades (das mais simples às mais loucas) e passar o tempo durante o período de isolamento. Tem coisa até demais!

7. Baixe conteúdos gratuitos na internet


Alguns sites estão disponibilizando gratuitamente e-books e materiais para estudar. A Amazon, por exemplo, está com centenas e-books acadêmicos grátis, lançados por editoras universitárias sob o selo da Scielo Livros. Confira aqui.

8. Conecte-se com seus colegas de sala


O compartilhamento de ideias continua importante. Ainda mais quando falamos sobre manter uma rotina de estudos. Você pode trocar informações relevantes e ainda tirar suas dúvidas marcando reuniões com seus colegas por meio das plataformas digitais como o Zoom, Google Hangouts, Skype ou mesmo o WhatsApp.

Seja qual você escolher , continue trocando ideia com seus amigos e colegas de sala.

9. Faça pausas quando necessário

Não se esqueça de descansar, é claro! Fazer pequenas pausas é essencial para movimentar o corpo e refrescar a mente.

E ainda, se você estiver trabalhando de home office, é essencial que você interrompa brevemente o seu fluxo de trabalho para se alimentar corretamente.

Quando estamos em casa, não vemos o tempo passar e se privar de alimentação só vai trazer prejuízos à saúde e à sua produtividade. Então, vá fazer os seus lanchinhos!

10. Relaxe e curta o ócio



Essa dica se relaciona um pouco com a anterior. Apesar de sabermos que se manter ativo é necessário para não cairmos no limbo do tédio, tenha em mente que a quarentena não é nenhum “intensivão” para você se tornar um gênio, saber sobre tudo e adquirir várias novas habilidades. Tudo tem seu tempo.

Isso é óbvio, mas é importante reforçar que essas dicas não são uma regra.

Faça coisas que fazem você se sentir melhor neste momento e aproveite seu tempo livre, seja para produzir ou para ter um momento de descanso e desligamento.


Dica bônus: mantenha a positividade e vamos passar por isso juntos!


Pense positivo. Treine seus pensamentos para que estejam focados no melhor lado de toda a situação: você está fazendo tudo o que precisa ser feito para passarmos por esta pandemia da melhor forma possível. Daqui a um tempo, vamos voltar à nossa rotina habitual.


FicaADica:

Está se sentindo muito ansioso com esta crise do coronavírus? Confira abaixo algumas dicas da nossa professora e psicóloga Isabel Pimenta. Se necessário, procure ajuda profissional.


E, claro: #FiqueEmCasa ou #NãoFiqueSemEstudar com a Una. Saiba mais aqui.

Fonte: Una Blog

Related

Dicas 7203415692230084935

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item