Sobe para 20 nº de casos de coronavírus confirmados no Ceará, afirma Secretaria da Saúde | Diário Sobralense News

Sobe para 20 nº de casos de coronavírus confirmados no Ceará, afirma Secretaria da Saúde

Subiu para 20 o número de casos confirmados de coronavírus no Ceará, segundo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa), divu...


Subiu para 20 o número de casos confirmados de coronavírus no Ceará, segundo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (18). Nesta terça (17) eram 11 confirmações. Os três primeiros casos foram confirmados no domingo (15). 

O boletim de hoje afirma que são 17 casos de residentes em Fortaleza, um em Aquiraz e um em Sobral, além de um residente de São Paulo, que foi diagnosticado no Ceará e já constava no boletim anterior. A Sesa divulgou também que são 259 casos em investigação e 111 já foram descartados. 

O Ministério da Saúde informou que há 290 casos confirmados no país - os pacientes do Ceará não estão todos neste balanço. O estado de São Paulo soma quatro mortes, conforme a secretaria estadual da saúde. Os pacientes sob suspeita de contágio passaram de 2.064 nesta segunda para 8.819 nesta terça no país. 

O governador do Ceará, Camilo Santana, pediu aos cearenses que se isolem socialmente até o domingo (22), como estratégia para evitar a proliferação do novo coronavírus no Estado. "Meu apelo é que todos permaneçam em casa nos próximos quatro dias", disse em uma live em suas redes sociais no início da tarde desta quarta-feira (18). 

Novas ações no combate à pandemia no Ceará também foram anunciadas por Santana, entre elas a autorização para a Secretaria da Saúde comprar ou alugar 600 novas UTIs para ampliar o atendimento em unidades públicas de saúde, incluindo respiradores, camas, entre outros. 

"Vamos quase que dobrar nossa capacidade de atendimento. É a retaguarda para receber aqueles casos mais graves", disse. 

O Governo do Estado também requisitou de 100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool gel pra atender a população nas unidades públicas de saúde, afirmou Camilo. 

Outra ação, segundo o governador, é a compra de 10 mil kits de teste rápido para detectar o novo coronavírus. 

TIRA-DÚVIDAS 

Foram disponibilizados canais de informação para que a população tire dúvidas sobre o novo coronavírus e também para esclarecer os profissionais de saúde. As centrais de atendimento vão funcionar das 7h às 19h, de domingo a domingo, segundo a Sesa. 

Os telefones destinados são: 

-85 3219 5973 
-85 3219 8582 
-85 9 8439 0422 

Os números disponibilizados para sanar dúvidas dos profissionais de saúde são: 

-85 3101 4860 
-85 98724 0455 

Governo do Estado e Prefeitura decretaram situação de emergência em saúde pública e suspensão de diversas atividades e eventos como: 

Suspensão das aulas presenciais em todas as escolas da rede públicas no período de 20 a 31 de março; 

Proibição de eventos que reúnem público superior a 100 pessoas; 

Eventos esportivos em Fortaleza somente poderão ocorrer com portões fechados; 

Higienização com água sanitária e álcool em todas as superfícies dos transportes coletivos; 

Envio de ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando a suspensão de voos internacionais para o Ceará; 

Suspensão de férias de profissionais de saúde. 

Em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta quarta-feira (18), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, garantiu que os postos de saúde da Capital devem ganhar um reforço de 255 médicos para ajudar no combate à doença. 

Roberto Cláudio reforçou ainda que as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que existem na Capital e o Hospital São José trabalham na realização de exames para detectar o coronavírus. Os exames são direcionados para pacientes dentro do grupo de risco, segundo o prefeito. 

TRANSMISSÃO E CUIDADOS 

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas. 

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia. 

PREVENÇÃO 

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca. 

TIRE AS DÚVIDAS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

(Diário do Nordeste)

Related

Ceará 174453307613797054

Destaques da semana

Links indicados

item