O coronavírus se espalha rapidamente e às vezes antes que as pessoas apresentem sintomas, segundo estudo | Diário Sobralense News

O coronavírus se espalha rapidamente e às vezes antes que as pessoas apresentem sintomas, segundo estudo

Pesquisadores de doenças infecciosas que estudavam o novo Coronavírus foram capazes de identificar a rapidez com que o vírus pode se espalha...

Pesquisadores de doenças infecciosas que estudavam o novo Coronavírus foram capazes de identificar a rapidez com que o vírus pode se espalhar, um fator que pode ajudar as autoridades de saúde pública em seus esforços de contenção.

Eles descobriram que o tempo entre os casos em uma cadeia de transmissão é inferior a uma semana e que mais de 10% dos pacientes são infectados por alguém que possui o vírus, mas ainda não apresenta sintomas.

Coronavírus
Virus illustration (stock image).
Credit: © Shawn Hempel / Adobe Stock
No artigo publicado na revista Emerging Infectious Diseases, uma equipe de cientistas dos Estados Unidos, França, China e Hong Kong conseguiu calcular o que é chamado de intervalo serial do vírus.

Para medir o intervalo serial, os cientistas analisam o tempo que leva para que os sintomas apareçam em duas pessoas com o vírus: a pessoa que infecta outra e a segunda pessoa infectada.

Os pesquisadores descobriram que o intervalo serial médio para o novo coronavírus na China era de aproximadamente quatro dias. Esse também é um dos primeiros estudos a estimar a taxa de transmissão assintomática.

A velocidade de uma epidemia depende de duas coisas:
Quantas pessoas cada caso infecta e quanto tempo leva para a infecção se espalhar.

A primeira quantidade é chamada número de reprodução; o segundo é o intervalo serial. O curto intervalo serial do COVID-19 significa que os surtos emergentes crescerão rapidamente e podem ser difíceis de parar, disseram os pesquisadores.
Coronavírus
 Imagem: pixabay
"O ebola, com um intervalo serial de várias semanas, é muito mais fácil de conter do que a gripe, com um intervalo serial de apenas alguns dias. Os responsáveis pela saúde pública dos surtos de ebola têm muito mais tempo para identificar e isolar os casos antes de infectar outros". disse Lauren Ancel Meyers, professora de biologia integrativa da UT Austin.

"Os dados sugerem que esse coronavírus pode se espalhar como uma gripe. Isso significa que precisamos agir de forma rápida e agressiva para conter a ameaça emergente".

Meyers e sua equipe examinaram mais de 450 casos de infecção em 93 cidades da China e encontraram as evidências mais fortes de que pessoas sem sintomas devem transmitir o vírus, conhecido como transmissão pré-sintomática.

Segundo o jornal, mais de 1 em cada 10 infecções eram de pessoas que tinham o vírus, mas ainda não se sentiam doentes.


Anteriormente, os pesquisadores tinham alguma incerteza sobre a transmissão assintomática com o coronavírus. Essa nova evidência pode fornecer orientações aos funcionários da saúde pública sobre como conter a propagação da doença.

Coronavírus
Imagem: acritica
"Isso fornece evidências de que medidas de controle abrangentes, incluindo isolamento, quarentena, fechamento de escolas, restrições de viagens e cancelamento de reuniões em massa podem ser justificadas", disse Meyers.

"A transmissão assintomática definitivamente torna a contenção mais difícil."

Meyers apontou que, com centenas de novos casos surgindo em todo o mundo todos os dias, os dados podem oferecer uma imagem diferente ao longo do tempo.

Os relatos de casos de infecção são baseados nas memórias das pessoas sobre para onde foram e com quem tiveram contato. Se as autoridades de saúde agirem rapidamente para isolar os pacientes, isso também poderá distorcer os dados.

"Nossas descobertas são corroboradas por casos de transmissão silenciosa e aumento da contagem de casos em centenas de cidades em todo o mundo", disse Meyers.

"Isso nos diz que os surtos de COVID-19 podem ser ilusórios e exigir medidas extremas".
Coronavírus
Zhanwei Du da Universidade do Texas em Austin, Lin Wang do Institut Pasteur em Paris, Xiaoke Xu da Universidade Dalian Minzu, Ye Wu da Universidade Normal de Pequim e Benjamin J. Cowling da Universidade de Hong Kong também contribuíram para a pesquisa.

Lauren Ancel Meyers é Professora do Centenário Denton A. Cooley em Zoologia na Universidade do Texas em Austin.

A pesquisa foi financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e pela Fundação Nacional de Ciência Natural da China.

Fonte: ScienceDaily

Related

Saúde 5132931780812523351

Destaques da semana

Links indicados

item