6 doenças causadas pelo distanciamento social | Diário Sobralense News

6 doenças causadas pelo distanciamento social

As ações realizadas para conter a propagação e a pandemia do novo coronavírus se baseiam em distanciamento social. Quarentena, comércios fec...

As ações realizadas para conter a propagação e a pandemia do novo coronavírus se baseiam em distanciamento social. Quarentena, comércios fechados, eventos cancelados, escolas vazias, viagens canceladas. A preocupação com a transmissão do vírus agora se divide com as preocupações econômicas e sociais. Como ficar recluso por tanto tempo? Como ficar sem trabalhar por tempo indeterminado? Como conter a saudade? Como será a situação pós-pandemia?

 Foto: Pixabay

Além da pressão psicológica que este período pode causar, outro problema agrava a saúde mental: a solidão. Principalmente quem ficou em quarentena sozinho, ou quem se sente sozinho mesmo em meio à família, a solidão pode trazer consequências negativas para a saúde.
Problemas para a saúde mental que a quarentena pode causar ou agravar

Além da ansiedade que esse período pode causar, a solidão pode também causar ou agravar problemas físicos pré-existentes. Veja alguns:

1. Depressão
As pessoas que se sentem muito sozinhas têm maiores chances de desenvolver depressão. A doença causa uma sensação de vazio, e aflora com a falta de convívio social. As pessoas com depressão sentem falta de energia, tristeza constante, muitos perdem o apetite ou têm o apetite exagerado, têm insônia ou dormem o tempo todo.

2. Doenças cardiovasculares
A solidão pode aumentar em até um terço a chance de doenças cardiovasculares, seja derrames cerebrais ou problemas no coração. A relação é explicada por 3 motivos: o psicológico, pela facilidade da pessoa solitária desenvolver depressão ou ansiedade; o outro é biológico, pelas pessoas ansiosas acabarem tendo uma má qualidade do sono e o terceiro é comportamental, por pessoas acometidas pela solidão cuidarem menos da saúde e adotarem hábitos ruins como fumar ou comer demais. A junção desses três fatores aumenta as chances de doenças cardiovasculares.

3. Pressão alta
O fato de pessoas solitárias cuidarem menos da alimentação e não fazendo exercícios físicos pode causar um aumento na pressão arterial. Quem sofre de ansiedade ou depressão também pode ter pressão alta por conta da alteração e desregulação de alguns hormônios, como o cortisol. A pressão alta, caso não tratada ou acompanhada, pode causar problemas nos rins, ataques cardíacos ou derrames.

4. Danos no sistema imunológico
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos concluiu que o sentimento de solidão e isolamento pode reduzir a eficiência do sistema imunológico. O estudo ainda justifica que esse fenômeno se dá porque o ser humano evoluiu para viver em grupo, assim que são isolados por um longo período, pode reduzir a capacidade do corpo de combater infecções.

5. Alteração nos níveis de glicose no sangue
Algumas questões emocionais podem fazer com que os níveis de glicose no sangue sejam alterados, deixando as pessoas mais propensas a desenvolver doenças como o diabetes tipo 2, de forma indireta. Isso pode ocorrer pela desregulação da produção de alguns hormônios como a insulina e cortisol, responsáveis pelo controle de açúcar no sangue, somado com a ingestão de alimentos ricos em açúcar.

6. Maior chance de desenvolver câncer
Nas pessoas solitárias, o corpo se encontra em um estado de estresse constante, podendo aumentar as chances de proliferação de algumas células cancerígenas. O estilo de vida da pessoa também pode ajudar, se incluir hábitos como fumo, falta de exercícios e ingestão de bebidas alcoólicas.

Então, o que você vai fazer a respeito? Em quarentena, é melhor buscar se relacionar com as pessoas ao máximo possível, mesmo que morando sozinho, seja por meio do universo virtual, telefone e apostar nas atividades que envolvam seus hobbies, concorda?

Caso contrário, é melhor que você conte com um seguro para doenças graves, assim, terá o socorro que precisa ao desenvolver problemas de saúde. Ainda assim, indicamos que você foque em atividades que te dão prazer.

Dance, cante, pratique atividades físicas, separe um tempo para jogos online e de vídeo game, enfim, divirta-se ao máximo!

Por: Andreia Silveira, editora no PlanodeSaude.net.

Fontes: BBC e Tua Saúde.

Related

Saúde 7857859059939985198

Destaques da semana

Links indicados

item