Confira cinco hábitos de fim de ano que prejudicam a pele | Diário Sobralense News

Confira cinco hábitos de fim de ano que prejudicam a pele

Dermatologista explica como alguns deslizes podem contribuir para o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce Agência O Globo C...

Dermatologista explica como alguns deslizes podem contribuir para o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce

Agência O Globo


Como está a animação para as festas de fim de ano? Celebrar o encerramento de um ciclo costuma ser prazeroso, mas alguns cuidados devem ser tomados para que o tempo de comemorações não tenha efeitos colaterais. Nesse período, que também é o mais quente do ano, a pele precisa de mais que um protetor solar para se manter saudável. A dermatologista Gabriella Albuquerque pontua sete hábitos que contribuem para doenças e para o envelhecimento precoce.


Falta de descanso

São tantas atrações para aproveitar nas férias que passar horas na cama pode causar a sensação de que se está desperdiçando o dia. Dormir bem, de seis a oito horas por noite, pode deixar a pele com aparência mais jovem. Durante o sono acontece um maior fluxo sanguíneo, e as células atuam para reparar os danos causados ao órgão ao longo do dia. Reduzir o tempo desse processo é o mesmo que não renovar corretamente os tecidos, incluindo unha e cabelos.


Alta ingestão de açúcar

Natal combina com panetone, rabanada e muitos outros doces, mas é preciso moderação diante de tantas guloseimas. O excesso de açúcar causa glicação, um processo que une uma molécula de glicose a outra de proteína, como o colágeno e a elastina. Essas substâncias são responsáveis por manter a pele mais jovem e firme. Quanto mais açúcar, mais glicação e quebra das proteínas, causando rugas, ressecamento e flacidez.


Não beber água o suficiente

O ideal é consumir de dois a três litros de água por dia. Apesar da hidratação da pele nem sempre estar ligada à ingestão excessiva de líquido, a transpiração nas estações mais quentes pode promover o ressecamento. Com a falta de água, o organismo prioriza o fluxo sanguíneo para locais de maior necessidade, como coração, rim e fígado e deixa a pele em segundo plano.


Baixo consumo de vegetais

As frutas na mesa da ceia não precisam servir apenas de decoração. Vários estudos apontam que uma dieta balanceada faz bem à idade da pele. Frutas e verduras são ricas em nutrientes, como antioxidantes e vitaminas, que deixam as células cutâneas mais saudáveis. As vitaminas como luteína, A, C, E, ômega 3 e coenzima Q10, presentes em muitos vegetais, ajudam a prevenir a quebra do colágeno e a manter a elasticidade da pele.


Abuso do álcool

Após um longo ano, não vão faltar confraternizações com colegas de trabalho, amigos ou família. Não exagere no álcool. A substância reduz drasticamente os níveis antioxidantes da pele e afeta a imunidade, dificultando o combate a microorganismos.

Related

Beleza 6456895528266899553

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item