10 mil passos por dia: o que é preciso para não ser sedentário | Diário Sobralense News

10 mil passos por dia: o que é preciso para não ser sedentário

Especialistas recomendam a quantidade ideal de passos para se manter ativo na rotina Redação Dino A busca por mais saúde e qualidade de ...

Especialistas recomendam a quantidade ideal de passos para se manter ativo na rotina

Redação Dino

A busca por mais saúde e qualidade de vida já está na agenda da maioria das pessoas. Não é novidade que o sedentarismo pode ter consequências nada legais para a saúde e ser ativo não é tão complicado quanto muita gente pensa.

Segundo indicam os especialistas, andar 10 mil passos por dia já é o suficiente para ganhar em qualidade de vida e colher os benefícios na saúde, principalmente para o coração, que passa a funcionar melhor. Isso é o que indica os professores do Centro Biomédico Pennington, da Louisiana State University, da Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade Columbia, da Escola Harvard de Saúde Pública e da Universidade de Bath, todas nos Estados Unidos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia também atesta os benefícios da caminhada e os médicos concordam que caminhar mais pode ajudar a evitar algumas doenças, em especial as de origem cardiológica.

Deixar o sedentarismo de lado ainda faz mais: também melhora a circulação do sangue, prevenindo contra problemas vasculares, e contribui para diminuir o risco de diabetes. Ou seja, não faltam motivos para ser mais ativo no dia a dia e ganhar muito para a saúde.


Como chegar aos 10 mil passos?

Chegar aos 10 mil passos diários pode parecer tarefa difícil. Mas, na verdade, não é tanto assim. Uma forma simples de caminhar mais é preferir andar para os lugares, sempre que possível, ao invés de ir de carro ou ônibus. Outra ideia é estacionar mais longe e percorrer o resto do caminho a pé. Ainda há a possibilidade de subir de escada, e não de elevador. Deixar a preguiça de lado é fundamental para mudar a vida e conseguir criar uma rotina mais saudável.

Não é fácil ter uma ideia na cidade de quanto é preciso andar para chegar aos 10 mil passos. Mas a conta é mais ou menos simples, chegando a aproximadamente 40 quarteirões ou uma hora e meia de caminhada, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Como pouca gente tem o tempo ou a disposição para percorrer isso de uma vez só, o ideal é dividir ao longo do dia e se manter ativo por mais tempo.

Para algumas pessoas, é o ato de contar tantos passos que soa como o mais difícil. Mas, hoje em dia, a tecnologia já é uma grande aliada na batalha contra o sedentarismo. Afinal, existem muitas alternativas para fazer essa contagem e uma delas é a através das smartbands - como a TCD1, da OnMe.

Smartband: motivando no dia a dia

A smartband nada mais é que uma pulseira inteligente, que capta dados de todos os tipos durante a prática de exercícios e os transmite via Bluetooth para o smartphone através de um aplicativo. E entre as funcionalidades está a contagem de passos. Assim, a tarefa de monitorar o quanto foi caminhado no dia e garantir que está ao menos chegando perto da meta de 10 mil se torna muito mais prática.

Além de facilitar o monitoramento dos passos, uma pulseira inteligente também funciona como aliada na hora de se motivar para fazer exercícios. É natural que muita gente desista pouco depois de começar por não ver resultados rápidos, ou ainda por não ter tempo para se dedicar. Mas com uma smartband também ganha a motivação. Afinal, quem pode acompanhar em tempo real, diretamente no pulso, as informações sobre a atividade, tende a perceber melhor as mudanças de desempenho para melhor - ou ainda conferir onde precisa evoluir.

Além de contar passos, smartbands ainda costumam permitir a contar a distância total percorrida e as calorias gastas. Outras funções ainda ajudam a se organizar para ter tempo de praticar atividades físicas, recebendo mensagens e notificações direto na pulseira, ou ainda colocando alarmes para não se esquecer de nada.

Related

Saúde 4360791587800133838

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item