Flores comestíveis são fontes de vitaminas; saiba como | Diário Sobralense News

Flores comestíveis são fontes de vitaminas; saiba como

Algumas delas estão bastante presentes no nosso cotiano como o açafrão, a alcachofra, a alcaparra, o brócolis Agência O Globo Flores...

Algumas delas estão bastante presentes no nosso cotiano como o açafrão, a alcachofra, a alcaparra, o brócolis

Agência O Globo

Resultado de imagem para Flores comestíveis são fontes de vitaminas; saiba como
Flores comestíveis são fontes de vitaminas e podem atuar como antioxidantes

Elas despertam os nossos sentidos. Além da visão e do olfato, mexem também com o paladar. Com a chegada da primavera, as flores comestíveis são ótimas opções para enfeitar os pratos e ainda fazem bem para a saúde.

De acordo com o nutricionista Matheus Motta, é possível encontrar nas pétalas minerais, vitaminas e compostos fitoquímicos que trazem benefícios para o organismo.

— Os compostos fenólicos, por exemplo, podem atuar como antioxidantes e anti-inflamatórios. Há também os flavonoides que possuem efeitos antimicrobiano e antiviral. Em geral, as flores atuam como frutas e verduras e são fontes extra das vitaminas A e C — explica Motta.
Algumas delas estão bastante presentes no nosso cotiano como o açafrão, a alcachofra, a alcaparra, o brócolis, a couve-flor, além da camomila e do hibisco que são consumidos em chá, por exemplo. De forma geral, esses alimentos possuem um baixo valor calórico — cerca de 40 calorias por 100 gramas — e carregam grande quantidade de nutrientes.

Apesar disso, como diz o ditado, nem tudo são flores. A metabologista Cassandra Pauperio alerta que algumas espécies apresentam potencial tóxico à saúde. Associado a isso, há pessoas que sofrem com rinites alérgicas e crises de asma provocadas pela alergia ao pólen presente nas flores.

— O correto é sempre pesquisar antes de comer. É importante adquirir de produtores que façam o cultivo especialmente para o uso culinário. Isso porque, mesmo que o cultivo seja feito em casa, o uso de agrotóxicos ou o tratamento químico pode ser prejudicial — afirma Cassandra, acrescentando que pessoas com alergia ao pólen não devem ingerir em hipótese alguma.

Related

Saúde 9201904280156808473

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item