INSS: aposentado com problema em crédito consignado deve registrar queixa | Diário Sobralense News

INSS: aposentado com problema em crédito consignado deve registrar queixa

De acordo com a pasta, descontos indevidos nos contracheques envolvem relações de consumo Agência O Globo O Ministério da Economia passo...

De acordo com a pasta, descontos indevidos nos contracheques envolvem relações de consumo

Agência O Globo
Resultado de imagem para INSS: aposentado com problema em crédito consignado deve registrar queixa


O Ministério da Economia passou a orientar os segurados do INSS com problemas com empréstimos consignados a registrarem queixas no portal consumidor.gov.br. De acordo com a pasta, descontos indevidos nos contracheques de aposentados e pensionistas ou operações de crédito com desconto em folha feitas sem a anuência dos titulares dos benefícios envolvem relações de consumo. Até pouco tempo, as queixas dos segurados eram registradas na Ouvidoria do INSS.

De acordo com o Ministério da Economia, o portal consumidor.gov.br é um "serviço público gratuito que permite contato direto entre consumidores e empresas para a solução de conflitos de consumo pela internet". A orientação é que, caso não consiga resolver o problema de imediato, o prejudicado procure o Procon de seu estado.


Regra mais rígida desde março

Em 31 de março deste ano, entraram em vigor algumas medidas para reduzir o assédio de bancos e financeiras a aposentados e pensionistas do INSS. Uma instrução normativa do INSS proibiu as empresas de oferecer empréstimos no prazo de seis meses após a concessão de aposentadorias ou pensões. Além disso, os segurados não podem mais contratar crédito com desconto em folha nos primeiros três meses de recebimento do benefício.


De acordo com o texto, o segurado interessado no crédito com desconto em folha deve também fazer uma pré-autorização para ter acesso à modalidade. O mecanismo funciona da seguinte forma: por meio de um canal eletrônico criado pela instituição financeira o próprio aposentado, pensionista ou representante legal deve fornecer os dados necessários para que a contratação do empréstimo seja feita junto ao banco escolhido. Segundo essa norma, as instituições financeiras têm que ressarcir o INSS pelos custos para fazer os descontos dos empréstimos na folha de pagamento.


Processos administrativos

Recentemente, o INSS também firmou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para atuar de forma preventiva, a partir da instauração de processos administrativos contra empresas.

No dia 19 de julho, a Senacon instaurou processos administrativos contra alguns bancos por se aproveitar da vulnerabilidade dos idosos para oferecer créditos consignados por meio de práticas consideradas abusivas.

No início deste mês, o Procon Estadual também fez fiscalizações em 29 instituições financeiras, com foco em empréstimos consignados para idosos. Ao todo, 24 financeiras foram notificadas.

Related

Brasil 9053585520499755222

Destaques da semana

Links indicados

item