Fogo na Amazônia chama a atenção do mundo e abala imagem do Brasil | Diário Sobralense News

Fogo na Amazônia chama a atenção do mundo e abala imagem do Brasil

As queimadas na Amazônia ganharam forte repercussão na imprensa internacional nesta semana. Os principais veículos em diversas partes do m...

As queimadas na Amazônia ganharam forte repercussão na imprensa internacional nesta semana. Os principais veículos em diversas partes do mundo – especialmente de países que tem negócios com o agronegócio brasileiro – têm destacado não apenas as chamas na maior floresta tropical do mundo, mas principalmente o posicionamento do governo federal em relação ao problema.

Resultado de imagem para amazônia pegando fogo
Foto: Reprodução

“Veio, testemunhas disseram, rapidamente e sem aviso prévio. Um comparou com o ‘apocalipse’”. Assim abre a matéria do jornal britânico The Independent sobre o caso, relatando o dia (segunda-feira, dia 19) em que a cidade de São Paulo escureceu, às três horas da tarde, “depois que vastas colunas de fumaça de incêndios florestais que queimavam pelo continente subitamente varreram a cidade”.

O Brasil está pegando fogo: número de queimadas é o maior em sete anos

Na verdade, segundo informações de meteorologistas, o que provocou a noite prematura em São Paulo foi uma frente fria, mas a fumaça das queimadas no Centro-Oeste chegaram à capital paulista, provocando inclusive uma chuva negra em algumas áreas da cidade.

A primeira página do jornal britânico The Guardian desta quinta-feira (22/8) destaca a recepção, sob vaias, do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na Semana do Clima da América Latina Caribe, evento internacional que acontece essa semana em Salvador (BA) e antecede a Conferência do Clima para as Nações Unidas. “Um senador da oposição está planejando pedir seu impeachment na Suprema Corte do Brasil”, traz a reportagem.

Na quarta-feira (21/8), o jornal publicou uma matéria repercutindo a acusação do presidente Jair Bolsonaro de que ONG’s teriam ateado fogo na Amazônia enquanto ele tentava desviar as crescentes críticas internacionais de seu fracasso em protegê-la. “Uma onda de incêndios em vários estados da Amazônia neste mês seguiu relatos de que os agricultores estavam se sentindo encorajados a limpar a terra para plantações e fazendas de gado porque o novo governo brasileiro estava ansioso para abrir a região para a atividade econômica”, diz.

Related

Brasil 8722489037736469721

Destaques da semana

Links indicados

item