HRN imuniza mais de 70 crianças contra infecções respiratórias graves | Diário Sobralense News

HRN imuniza mais de 70 crianças contra infecções respiratórias graves

Medicamento que combate infecções respiratórias em prematuros é fornecido pela rede pública de saúde Teresa Fernandes Assessoria de Co...

Medicamento que combate infecções respiratórias em prematuros é fornecido pela rede pública de saúde

Teresa Fernandes

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) tornou-se unidade de fornecimento do medicamento Palivizumabe na Região Norte, medicamento indicado para aumentar a proteção de crianças com doenças crônicas contra a infecção grave associada ao vírus sincicial respiratório (VSR). O hospital é o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Ceará a contar com a medicação. Nesta quarta-feira, 24, foi encerrado o ciclo iniciado em fevereiro. Mais de 70 crianças da região norte foram imunizadas.



O pequeno Francisco Theo, de 5 meses, tem uma cardiopatia grave, e por isso, indicação de um pediatra de uso do palivizumabe. Os pais da criança, o técnico de produção Francisco Evando Mota Ripardo, 34, e a dona de casa Maria Doriane Souza Pereira, 29, moram em Forquilha. “Nós sabemos que é um medicamento de alto custo e nós não teríamos condição de arcar. Ajuda bastante ao meu filho. Desde que começou a tomar, ele não gripa e não tem nem reação a outras vacinas. E o atendimento é excelente; sempre se preocupam em nos receber bem”, avalia.

Mãe de três bebês prematuros, a médica Izabella Vasconcelos lembra que os bebês tiveram pneumonia com apenas um mês de vida e dois deles precisaram ser internados na UTI. Quando os trigêmeos se recuperaram, receberam a indicação médica de palivizumabe.

O HRN tornou-se Polo de Aplicação do Palivizumabe para a macrorregião Norte. O Hospital passa a ser o centro de referência para o atendimento, após triagem, das demandas da Macrorregião de Sobral e de pacientes com alta médica que atendam os critérios estabelecidos por protocolo do Ministério da Saúde. Bebês prematuros nascido com menos de 29 semanas e menores de um ano de idade ou crianças de até dois anos com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica são mais propensos a contrair a VSR.

A indicação do medicamento deve ser feita pelo médico que acompanha a criança. O principal objetivo da aplicação da medicação é reduzir a probabilidade de crianças adquirirem enfermidades respiratórias. “Com a palivizumabe sendo aplicada aqui no Hospital Regional Norte, vamos investir em prevenção e esperamos ter um número menor de crianças que precisem ser internadas com infecções respiratórias”, explica a coordenadora da Neonatologia do HRN, a enfermeira Maria Cristiane Soares de Lemos.

Prevenção
A infecção por VSR pode afetar os pulmões e os brônquios. Na maior parte dos casos, esse vírus é responsável pelo aparecimento de bronquiolite aguda (inflamação dos bronquíolos) e pneumonia, especialmente em bebês prematuros, no primeiro ano de vida.

Cuidados básicos com a higiene, manter a amamentação, ficar longe de fumaça de cigarro e evitar locais fechados e contato com pessoas gripadas são importantes para prevenir infecções respiratórias em crianças. O vírus sincicial respiratório é uma das principais causas dessas infecções.

Já em crianças prematuras, com doença pulmonar crônica ou cardíaca congênita, o vírus sincicial respiratório pode tornar os casos mais graves. Algumas dessas crianças necessitam de hospitalização. Outras, de cuidados intensivos. Para esses pacientes que estão em maior risco de doença grave causada pelo VSR, o palivizumabe é um anticorpo que pode reduzir as chances de infecção.

Documentação necessária
Os pais e/ ou responsáveis pelas crianças com indicação de palivizumabe receberão o encaminhamento do médico e serão orientados pelas secretarias de saúde municipais sobre o acesso ao serviço no Hospital Regional Norte.

A documentação necessária que deve ser apresentada mensalmente na recepção do Hospital é o cartão do Sistema Única de Saúde (cópia), comprovante de residência (cópia), certidão de nascimento (cópia), CPF da mãe (cópia), RG da mãe (cópia), relatório de alta (2 cópias), relatório médico (2 cópias), receita médica do palivizumabe (2 cópias) e solicitação do palivizumabe (2 cópias).

Informações
Neonatologia do HRN: (88) 3677-9300

Related

Saúde 618144235146226223

Destaques da semana

Links indicados

item