Jovem morre durante conversa por vídeo após obedecer pedido de ato sexual perigoso | Diário Sobralense News

Jovem morre durante conversa por vídeo após obedecer pedido de ato sexual perigoso

A polícia obteve provas de que Jerome Dangar, de 45 anos, assistiu o momento em que a jovem morria e nada fez Agência O Globo A políci...

A polícia obteve provas de que Jerome Dangar, de 45 anos, assistiu o momento em que a jovem morria e nada fez

Agência O Globo
A polícia de Staffordshire, no Reino Unido, divulgou nesta quarta-feira (26) a conclusão das investigações sobre a morte de uma jovem de 21 anos em março de 2018. Embora estivesse sozinha em seu quarto, o caso vinha sendo tratado como homicídio culposo. De acordo com o legista Andrew Haigh, Hope Barden morreu por asfixia após praticar um ato sexual perigoso a pedido de um homem com quem vinha conversando por vídeo na web por três meses. A polícia obteve provas de que Jerome Dangar, de 45 anos, assistiu o momento em que a jovem morria e nada fez. Não houve qualquer tentativa de pedido de socorro.

Foto: Reprodução
Em janeiro de 2019, Jerome, que vivia no condado da Cornualha, foi condenado a 15 meses de prisão por posse de imagens pornográficas extremas. Enquanto isso, como ele já na prisão, os detetives continuaram investigando seu envolvimento na morte de Hope.

Quando as investigações foram concluídas pelo Departamento de Investigação Criminal da polícia de Staffordshire, Jerome seria acusado por homicídio culposo. No entanto, ele foi encontrado morto em sua cela em abril deste ano.

"A morte de Dangar acabou impedindo os promotores de acusá-lo em conexão com a morte de Hope como resultado de dramatizações sexualmente relacionadas. Este tipo de atividade sexual online é extremamente perigoso e a persuasão repetida e os pedidos perigosos que Dangar colocou em Hope acabaram por levá-la à morte", disse o inspetor John Quilty.

De acordo com Kate Barden, a mãe da jovem, Hope fez um curso sobre saúde mental de adolescentes e, após um período na Noruega, voltou para sua cidade natal, onde trabalhava como cuidadora de pessoas com dificuldades de aprendizagem. Para complementar a renda, Kate contou que sua filha atuava em filmes de conteúdo sexual na internet.

"Não regulamentada, esta indústria não serve ninguém exceto aqueles que desejam perpetrar violência contra as mulheres. Hope tornou-se o ponto de interesse de um usuário regular do site que pagou a ela para realizar atos sexuais através da internet, que mais de três meses de contato se transformaram em situações degradantes e perigosas", disse a mãe.

Para ela, se alguém vir que uma pessoa está correndo perigo, "tem a obrigação legal de tomar medidas para ajudar".

"Qualquer pessoa com filhas ou outros parentes envolvidos nesta indústria terrível deve estar ciente do risco de danos. Um dever de cuidado existe em qualquer relacionamento. Se alguém está obviamente em perigo, a pessoa tem a obrigação legal de tomar medidas para ajudar", ressaltou. "Estamos muito desapontados que este caso não pode mais trazer qualquer justiça legal para a Hope. Se isto tivesse ido a tribunal, este seria um caso marcante, o primeiro desse tipo no Reino Unido".
Segundo John Quinty, a polícia de Staffordshire continua a trabalhar numa investigação com o objetivo de entender os comportamentos daqueles que usam a internet para se envolver em atos perigosos, como o que Jerome estimulou Hope a fazer.

"A trágica morte de Hope e as possíveis consequências para Dangar deveriam enviar uma forte mensagem de dissuasão àqueles que se envolvem em atos sexuais tão perigosos e fazem pedidos de outros enquanto estão online, em qualquer lugar do Reino Unido", frisou.

Related

Mundo 6736983786815459266

Destaques da semana

Links indicados

item