Aumento nas taxas de suicídio de jovens no Brasil intriga pesquisadores
Enquanto metade dos 172 países da Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou quedas superiores a 10% nas taxas de suicídio entre 2000 e 20...

https://www.diariosobralense.com/2019/06/aumento-nas-taxas-de-suicidio-de-jovens.html
Enquanto metade dos 172 países da Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou quedas superiores a 10% nas taxas de suicídio entre 2000 e 2012, o Brasil identificou um aumento 10,4% nas mortes autoprovocadas no período.
![]() |
Foto: Reprodução |
O avanço na faixa etária de 10 a 14 anos foi o mais significativo, com expansão de 40% entre os meninos e de 30% entre as meninas, de 1997 a 2015. Nos Estados Unidos, pesquisadores das instituições San Diego State University, Florida State University, Lynn University e Pomona College identificaram crescimento na incidência de transtornos mentais entre a população mais jovem norte-americana. Os resultados foram obtidos a partir de análises das respostas da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, entre 2005 e 2017.
O estudo sugere que o aumento do sofrimento psicológico entre os jovens pode estar relacionado com o uso excessivo de comunicação eletrônica e mídias digitais, além de redução nas horas de sono. Calcula-se que mais de 90% dos casos de suicídio estejam associados à existência de algum transtorno mental, incluindo depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. Em situações-limite, doenças mentais não tratadas ou tratadas indevidamente podem levar ao suicídio.
Fonte: Agência FAPESP
Fonte: Agência FAPESP