Vítima de abuso sexual, campeã do UFC fala: 'Rezo para ter serenidade' | Diário Sobralense News

Vítima de abuso sexual, campeã do UFC fala: 'Rezo para ter serenidade'

Por trás da mulher quieta e tímida, há uma grande campeã da vida e dos octógonos Agência o Globo “Rezo todos os dias para Deus ...

Por trás da mulher quieta e tímida, há uma grande campeã da vida e dos octógonos

Resultado de imagem para Vítima de abuso sexual, campeã do UFC fala: 'Rezo para ter serenidade'

Agência o Globo


“Rezo todos os dias para Deus me conceder a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar e a coragem de mudar as que posso”, diz Rose Namajunas, com seus olhos verde- água e o cabelo raspado. Tão pequenina e magra, com apenas 1,65m e 52kg, a lutadora de 26 anos parece uma adolescente. Usa casaco esportivo, calça jeans e tênis para se sentir mais confortável e, por alguns segundos, mira fixamente o nada, dando a impressão de estar isolada do mundo.
Por trás desta mulher quieta e tímida, há uma grande campeã da vida e dos octógonos. Nascida na Lituânia e criada em uma fazenda, Rose Namajunas migrou com menos de 5 anos para Wisconsin, nos EUA, com toda a família. Campeã do peso-palha (52,27 kg) do UFC, ela foi vítima de abuso sexual na infância e superou a morte do pai, que era esquizofrênico, aos 16. No próximo sábado, dia 11, defende o cinturão contra a brasileira Jéssica Andrade, no UFC 237, na Barra da Tijuca.
Salvação pela luta
Rose não entra em detalhes sobre a violência que sofreu, mas não se cansa de repetir que a luta “salvou a sua vida”. Aos 9 anos, tornou-se faixa preta no taekwondo e entrou no karatê. Já adolescente, descobriu o kickboxing e o wrestling, e chegou à arte marcial que mais admira: o jiu-jítsu.
A cada golpe nos treinos, a atleta se desvencilhava da solidão, da preocupação de não poder ter uma vida comum com o pai e do maior trauma da infância. O abuso a fez ela criar medos e demônios, vencidos com dedicação e força de vontade.
— Você vive um dia de cada vez. Às vezes, volto ao passado e fico triste e deprimida. Então, olho o presente e vejo que é incrível — diz.
Dois anos após a morte do pai, Rose entrou no MMA amador. Promissora, com 25 anos conquistou o cinturão do UFC ao derrotar a polonesa Joanna Jedrzejczyk.
As mãos que batem forte também mostram delicadeza quando os dedos pousam suavemente sobre as teclas de um piano. As cordas vibram e produzem o som que deixa Rose extasiada. São as composições do polonês Frédéric Chopin (1810-1849) que deixam a lutadora romântica. A mãe, professora, a ensinou cada toque do instrumento e a fez se apaixonar por jazz:
— Música clássica e jazz são meus favoritos. O Chopin é incrível, tem muita emoção em suas canções. Mantenho como hobby, e adoraria tocar mais.
Seja com toques suaves ou golpes duros, de “bandida” Rose só tem (às vezes) a cara e o apelido. No coração, é apenas uma menina vencedora e cheia de sonhos.

Related

Esporte 4448207155356546675

Destaques da semana

Links indicados

item