Vídeos mostram momento em que Catedral de Notre-Dame desaba; veja | Diário Sobralense News

Vídeos mostram momento em que Catedral de Notre-Dame desaba; veja

Incêndio aconteceu na tarde desta segunda-feira (15), em Paris Agência O Globo Vídeos publicados nas redes sociais mostram o mome...

Incêndio aconteceu na tarde desta segunda-feira (15), em Paris

Resultado de imagem para Vídeos mostram momento em que Catedral de Notre-Dame desaba; veja

Agência O Globo
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento da queda da torre da Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, que nesta segunda-feira foi atingida por um incêndio. Nas imagens, é possível ver muita fumaça saindo do topo da igreja medieval — uma das mais antigas do mundo e um dos pontos turísticos mais vistados da Europa. Uma grande operação está em curso, de acordo com o Corpo de Bombeiros da capital francesa.
Pelas redes sociais, pessoas que estão próximo ao local, fizeram imagens do fogo que atingem a catedral, assim como a movimentação de bombeiros e a grande coluna de fumaça oriunda do incêndio. Um dos registros mostra o momento exato em a parte superior de uma das torres , em chamas, desmorona.
A brasileira Ariela Amaral está em Paris e testemunhou o episódio. Ela relatou que "a fumaça foi atravessando todo o céu" e que as pessoas estão estarrecidas com o incêndio, por conta da importância do monumento, que recebe milhares de visitantes todos anos.
— Cheguei em casa, estava dando banho nas minhas crianças e fazendo a janta quando me dei conta. Ligamos a TV e vimos, já tinha uns 40 minutos que estava pegando fogo. Abri a minha sacada e vi toda a fumaça, porque a Notre Dame está bem na direção da residência. A fumaça foi atravessando todo o céu — disse ela. — O que eu sei por enquanto é que aparentemente foi o trabalho de reforma que já está acontecendo na catedral que pode ter sido o que provocou o incêndio. Faz uma hora e meia que começou o incêndio e eles estão lutando contra o fogo desde então.
Outra brasileira a ver o incêndio foi a pesquisadora Tania Brandão, que contou ter escolhido passar seu aniversário na capital francesa, onde assistiria uma missa na Notre Dame. Enquanto caminhava para a catedral, porém, se deparou com o edifício em chamas. De acordo com o porta-voz de Notre Dame, o incêndio foi declarado às 16h50 do horário local (13h50 de Brasília). A polícia isolou a área e está retirando os muitos turistas que estavam dentro da catedral, diz a agência Efe.
Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado a reformas do edifício que estão em curso. As chamas já atingem toda a estrutura do telhado. "Um terrível incêndio está em curso na catedral Notre Dame de Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança", escreveu em seu Twitter a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
O presidente da França, Emmanuel Macron, cancelou um discurso à nação que faria nesta tarde por conta do incêndio. No ano passado, a Igreja Católica na França lançou um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar. A catedral gótica, rodeada pelas águas do Rio Sena, recebe em média 12 milhões de visitantes ao ano, mais até do que a Torre Eiffel.

Related

Mundo 8576242944799921804

Destaques da semana

Links indicados

item