Sobral é selecionada como cidade modelo para Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento da Atenção Básica e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, se...

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento da Atenção Básica e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, selecionou algumas cidades em todas as regiões do país, entre elas Sobral, para servirem de modelo para estudos sobre condições de doenças negligenciadas no Brasil (aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e que são consideradas endêmicas em populações de baixa renda).

Um encontro foi realizado no auditório da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Sobral, na manhã desta sexta-feira (15/03). “Iremos oferecer uma formação integral de saúde, que vai oferecer um aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde e profissionais de nível superior, com cursos de atualização sobre esses agravos”, afirmou Melquia Lima, técnica do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde.
Sobral foi escolhido como município modelo por estar situado na caatinga e ser referência para diversos municípios da região norte do Ceará, além notificar de forma significativa doenças como hepatites, hanseníase, tuberculose, leishmaniose tegumentar americana, leishmaniose visceral, doenças diarreicas aguda e tracoma.
“Mostramos através dessa escolha que estamos realizando uma busca ativa intensiva nos casos de doenças, pois notificamos os casos e realizamos um trabalho junto à comunidade quando necessário”, afirmou Gerardo Cristino, secretário da Saúde de Sobral.
Fonte: sobral.ce.gov.br

Related

Sobral 2046029619786207336

CURTA NOSSA PÁGINA

item