Termogênicos naturais: como eles auxiliam o processo de emagrecimento | Diário Sobralense News

Termogênicos naturais: como eles auxiliam o processo de emagrecimento

Confira uma lista com oito alimentos alternativos que auxiliam a perda de peso Carolina Dourado*  ( carolina.dourado@redebahia.com.br ) ...

Confira uma lista com oito alimentos alternativos que auxiliam a perda de peso

Carolina Dourado* (carolina.dourado@redebahia.com.br)
Emagrecer e reduzir medidas é quase sempre um desafio. Abrir mão de certos hábitos e optar por alimentos mais saudáveis não é tarefa fácil. Como existe alternativa para praticamente tudo neste mundo, é possível aderir aos termogênicos naturais para auxiliar no processo de emagrecimento. Pensando nas pessoas que desejam entender como funcionam alguns dos termogênicos naturais, o iBahia preparou uma lista com oito alimentos alternativos para auxiliar no processo de emagrecimento. Mas o que são termogênicos naturais?
Segundo as nutricionistas Priscilla Lima e Tays Sena, termogênicos são aqueles que aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura e gasto de energia. Eles atuam justamente na elevação da temperatura por meio das substâncias que compõem o alimento e, consequentemente, auxiliam no gasto calórico durante o processo digestivo. Ou seja, eles servem como uma das ferramentas, indicadas pelos nutricionistas, para quem deseja perder peso. 

Porém, a adesão dos alimentos termogênicos na dieta não garante o emagrecimento e como tudo demais é sobra, as consequências do uso exagerado dessas substâncias naturais, a longo prazo, são dores de cabeça, insônia, tontura e sintomas gastrointestinais. "É preciso aliar a prática com uma boa alimentação, exercícios físicos, acompanhamento com um profissional, além de ficar atento as limitações de cada organismo, pois existem algumas restrições relacionadas ao uso dos termogênicos naturais, tais como indivíduos com problemas gastrointestinais, hipertensos, com problemas cardíacos, bem como crianças, idosos e gestantes", explica Priscilla. Confira lista de alguns termogênicos naturais indicados pelas profissionais e saiba com eles atuam:
1- Chá verdeOs efeitos estão relacionados a interação de algumas substâncias presentes na bebida, elas são responsáveis pelo aumento do gasto calórico, bem como na possibilidade na redução de gordura e do peso corporal. 
Foto: Reprodução

2- Pimenta vermelha 
Ajuda na quebra de gorduras no tecido adiposo, uma vez que ela aumenta a atividade metabólica no organismo em cerca de 20%. Pode ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero natural. 
Foto: Reprodução
3- GengibreA raiz é considerada um poderoso termogênico natural e anti-inflamatório. O gengibre pode ser consumido de diversas formas, tais como sucos, sopas, temperos e chás que potencializam o efeito e aumentam o gasto calórico em mais de 10%.
Foto: Reprodução
4- CanelaSua principal função é acelerar o metabolismo por meio da elevação da temperatura corporal. A canela é bastante utilizada nas estratégias nutricionais, pois possui alto teor de cálcio, além de agradar o paladar de muitos. 
Foto: Reprodução
5- CaféA ingestão de cafeína é indicada principalmente antes da prática de exercícios físicos, uma vez que proporciona aumento significativo no desempenho, além de auxiliar na redução de peso.
Foto: Reprodução
6- Óleo de coco Está associado a sensação de saciedade proporcionada ao organismo, quando adicionado nas preparações dos alimentos, por isso atua de forma precisa na dieta voltada para o emagrecimento. 
Foto: Reprodução
7- Chá de hibisco Além de aumentar o gasto calórico, o chá também atua no combate da retenção de líquidos devido ao potencial diurético. Por isso é indicado para pessoas que reclamam de sobrepeso.
Foto: Reprodução
8- AlhoAuxilia na digestão e no aumento da termogênese, consequentemente, no gasto calórico. Além de ser considerado um excelente anti-inflamatório e tempero natural, sendo indis´pensável nas preparações dos alimentos.
Foto: Reprodução
*Sob orientação do repórter Guinho Santos.

Related

Saúde 1269695552964534625

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item