Saiba como escolher o tênis mais adequado para a prática de atividades físicas | Diário Sobralense News

Saiba como escolher o tênis mais adequado para a prática de atividades físicas

Escolher o tênis errado pode trazer sérios prejuízos para a saúde Evelin Azevedo, da Agência O Globo Sair do sedentarismo é uma ...

Escolher o tênis errado pode trazer sérios prejuízos para a saúde

Resultado de imagem para Saiba como escolher o tênis mais adequado para a prática de atividades físicas

Evelin Azevedo, da Agência O Globo
Sair do sedentarismo é uma meta que muita gente estipula nos primeiros meses do ano. Começar a praticar um exercício físico passa por escolher uma atividade que gere prazer e também por outros “detalhes”, como o calçado apropriado para a prática. Escolher o tênis errado pode trazer sérios prejuízos para a saúde.
A recomendação é procurar um ortopedista para conhecer o seu tipo de pisada: pronada, se a parte interna do pé for a primeira a tocar o solo; supinada, se o toque no chão acontece primeiro do lado externo do pé; ou neutra, se o pé toca o solo em linha reta.
— Um exame clínico é indispensável, pois se a pessoa tiver algum problema e precise corrigir a pisada, indicamos um calçado específico ou palmilhas ortopédicas — afirma Vítor Trazzi, ortopedista da clínica Altacasa.
Além do tipo de pisada, cada atividade física demanda um tipo de tênis. Para caminhada e corrida, por exemplo, é preciso verificar se o solado do tênis e o sistema de amortecimento são adequados. — Durante a prática, cada pé suporta uma massa equivalente ao peso do indivíduo multiplicado por 1,19. Os pés de uma pessoa de 80 quilos, por exemplo, sustentam 95,2kg. Já em passadas mais intensas, esse impacto aumenta duas a três vezes e as articulações precisam suportar até 240 kg. O uso de tênis adequado diminui esse impacto no solo — diz Vítor.
Calçados muito usados podem causar dor
Tênis falsificados não são recomendados para o uso, pois os materiais usados em sua fabricação não são confiáveis. Calçados que já foram muito usados ou que estão guardados no armário há muito tempo devem ser descartados.
— Um tênis mal escolhido pode trazer problemas sérios tanto nos pés, quanto nos joelhos, quadris e até na coluna. É preciso ter cuidado na escolha. O tênis também não pode ser muito velho, pois ele adquire um defeito de postura que prejudica a prática da atividade física. Às vezes, a causa da dor, é um tênis muito usado — finaliza Adalberto Caveari, ortopedista e traumatologia, diretor médico das Policlínicas Centrodador.com.
Problemas que um tênis errado pode causar
Fascite plantar
Dor forte na sola do pé, principalmente no calcanhar.
Metatarsalgia
Dor na parte da frente do pé.
Tendinite
Inflamação nos tendões, que acontece mais comumente nos tornozelos.
Dor na coluna
Pode acontecer tanto pelo calçado com amortecimento inadequado quanto por desequilíbrio postural.
Dor no joelho
Muito comum em atividades de alto impacto e quando se tem a pisada errada. Além de mudar o calçado, é importante corrigir os passos e fortalecer a região.

Related

Saúde 7991309816333029321

Destaques da semana

Links indicados

item