Aos 57, morre Stephen Hillenburg, o criador de "Bob Esponja" | Diário Sobralense News

Aos 57, morre Stephen Hillenburg, o criador de "Bob Esponja"

Animador sofria de esclerose lateral amiotrófica. Ele criou personagem em 1984, quando dava aulas de biologia marinha. Stephen Hill...

Animador sofria de esclerose lateral amiotrófica. Ele criou personagem em 1984, quando dava aulas de biologia marinha.


Stephen Hillenburg, animador que criou o personagem Bob Esponja Calça Quadrada, morreu nesta segunda-feira (27) aos 57 anos, informou a Nickelodeon, que produz o desenho.

Hillenburg revelou em março do ano passado ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica. Segundo a emissora, a doença causou a morte do animador.

"Stephen imbuiu 'Bob Esponja Calça Quadrada' com um senso de humor único e inocência, que trouxeram alegria a gerações de crianças e famílias em todos os lugares", disse a Nickelodeon em um comunicado.

"Seus personagens totalmente originais e a Fenda do Bikini permanecerão como um lembrete do valor do otimismo, da amizade e do poder sem limites da imaginação."

O animador criou a versão inicial de Bob Esponja em 1984, quando dava aulas de biologia marinha no Orange County Ocean Institute (hoje Instituto Ocean), na Califórnia. A face mais conhecida do personagem, com a famosa calça quadrada, surgiria anos depois.

O primeiro episódio do desenho foi ao ar em 1999. Desde então, quase 250 episódios já foram exibidos. A série já foi traduzida para mais de 60 idiomas.

Hillenburg era um admirador do mundo submarino desde criança, quando era fã dos filmes do oceanógrafo francês Jacques Cousteau (1910-1997).


Herói ingênuo

Durante uma visita ao Brasil em 2010, Hillenburg falou ao G1 sobre seu personagem.

"Bob Esponja é um ingênuo. É o arquétipo do personagem que esteve por aí sempre, ou seja, o personagem que se comporta como uma criança. Eu gosto de personagens como os de 'O gordo e o magro'. São sempre personagens infantis, num mundo de adultos."

Na época, ele contou que, ao iniciar o desenho, imaginava que alcançaria públicos de diferentes idades. "Nós apenas tentamos rir enquanto escrevíamos as histórias", lembrou.

"E depois olhávamos para saber se era apropriado para as crianças. E eu acho que grande parte do humor vem da personalidade [dos personagens]. São apenas personagens engraçados fazendo coisas bobas."

Sobre os outros personagens que habitam a Fenda do Bikini, Hillenburg comentou que Patrick, melhor amigo de Bob, "não é ingênuo, mas burro".

"Os dois juntos [Patrick e o protagonista] são perigosos porque ambos acham que são gênios. Bob Esponja nunca percebe o quão burros eles são, Patrick acha que Bob é o melhor cara".

Já o senhor Sirigueijo, patrão de Calça Quadrada no Siri Cascudo, foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante de frutos do mar. "Eu não acho que o senhor Sirigueijo seja mal, ele é um grosso."

Fonte: Globo

Related

Mundo 83897635607620819

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item