TRE-PR nega direito de voto a Lula na carceragem da PF | Diário Sobralense News

TRE-PR nega direito de voto a Lula na carceragem da PF

O ex-presidente não poderá escolher seus candidatos, pois não há seção eleitoral onde ele cumpre pena, em Curitiba Redação Metrópoles ...

O ex-presidente não poderá escolher seus candidatos, pois não há seção eleitoral onde ele cumpre pena, em Curitiba

Redação Metrópoles


.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) negou nesta terça-feira (11/9) ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o direito de votar enquanto está no cárcere. Advogados do petista fizeram o pedido para que uma seção eleitoral fosse instalada na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula cumpre pena de 12 anos e 1 mês pela condenação no caso do triplex no Guarujá (SP).
A legislação prevê desde 2006 que presos temporários, como o ex-presidente, cujo processo ainda não transitou em julgado (quando não há mais recurso), têm direito a voto. São necessárias, porém, 50 votantes para criar a seção, segundo o Código Eleitoral. Uma resolução mais atual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda autoriza votações com a partir de 20 eleitores.
Presos que desejem exerceu o direito de voto devem manifestar-se até agosto. A Justiça Eleitoral, porém, só cria novas seções eleitorais até 16 de julho. Como nunca houve votação na carceragem da PF, não há seção eleitoral disponível.

Related

Politica 1399219926865594694

Destaques da semana

Links indicados

item