Sem neuras: aprenda a fazer a chupeta na bateria do carro | Diário Sobralense News

Sem neuras: aprenda a fazer a chupeta na bateria do carro

O ideal para evitar surpresas quando for sair com o carro é fazer revisões periódicas e tomar alguns cuidados diários Redação iBahia J...

O ideal para evitar surpresas quando for sair com o carro é fazer revisões periódicas e tomar alguns cuidados diários

Redação iBahia
Já tentou ligar o carro de manhã e descobriu que a bateria estava descarregada? Esse "pesadelo" pode ser resolvido fazendo a chupeta na bateria. Mas você precisa saber a forma correta de fazer o procedimento e ficar atento para evitar a falta de bateria futuramente.

Foto: Reprodução / Touareg Seguros

Como fazer a chupeta da bateria? 

 Para te ajudar a fazer o procedimento da forma correta, Gustavo Fonseca, do Doutor Multas, ensinou o passo a passo. 

- O primeiro passo é, obviamente, ter outro carro com a bateria boa. Você precisará também de dois cabos com pontas jacaré, que muitos motoristas levam no carro por precaução. 

- Aproxime os carros de forma que os cabos consigam ligar, sem problemas, as duas baterias. Mas, antes de conectar as baterias, certifique-se de que os carros estejam desligados, assim como qualquer outro equipamento elétrico dos veículos.

- Ligue o cabo preto ao polo negativo de cada bateria, que é o que tem o sinal de menos (-). Em seguida, ligue o cabo vermelho aos polos positivos, que têm o sinal de mais (+). 

- Dê a partida no carro “bom” e espere 5 minutos. 
Dê, então, a partida no carro sem bateria, e, assim que ele funcionar, desligue um cabo de cada vez, com cuidado para que eles não se toquem. 

- Deixe seu carro funcionando por pelo menos uns 15 minutos. O alternador fará o trabalho de carregar sua bateria e, ao fim desse tempo, ela deve estar boa o suficiente para você andar sem problemas. 

- Se por acaso a chupeta não funcionar, há algum problema maior no seu carro. 

- Esse problema pode estar no alternador, na bateria ou em alguma outra parte do veículo, e o melhor a fazer é levar seu carro a um especialista. 

Prevenção 

A bateria pode descarregar quando algum aparelho elétrico do carro fica ligado por muito tempo, com o veículo desligado, por panes (maus contatos, sistemas de alarme mal instalados e problemas no módulo de injeção), problemas no alternador ou até na própria bateria. 

O ideal para evitar surpresas quando for sair com o carro é fazer revisões periódicas e tomar alguns cuidados diários. Veja dicas do Doutor Multas para prevenir o descarregamento da bateria:

- Não deixe nada ligado no carro ao sair do veículo; 
- Desconecte os terminais da bateria se for ficar muito tempo sem utilizar o carro; 
- Mantenha os contatos da bateria sempre limpos. 

Related

Dicas 6077707347135992791

Destaques da semana

Links indicados

item