Sem irritação: 5 alimentos que aliviam os sintomas da TPM | Diário Sobralense News

Sem irritação: 5 alimentos que aliviam os sintomas da TPM

Além dos alimentos, alguns estudos sugerem que a prática de atividade física pode atenuar os sintomas da TPM Redação iBahia Descon...

Além dos alimentos, alguns estudos sugerem que a prática de atividade física pode atenuar os sintomas da TPM

Redação iBahia



Desconforto, irritação, inchaço, mau humor e dores: qual mulher nunca passou pelos sintomas clássicos da TPM? Apesar de rotineiro, o período que antecede a menstruação pode causar diversos incômodos físicos e emocionais para as mulheres. Bastante variável, a síndrome pode se apresentar de forma diferente em cada mulher – algumas podem, inclusive, nem sentir os efeitos desse período. No entanto, a maioria – 80% somente entre as brasileiras – sabe o quanto esses sintomas podem atrapalhar a rotina. Ainda que sua ocorrência seja completamente normal e faça parte das manifestações fisiológicas do corpo feminino, algumas medidas podem ser tomadas para tornar a convivência com a TPM melhor. De acordo com Marcela Mendes nutricionista da rede Mundo Verde, a alimentação tem uma grande influencia nesses sintomas. Pensando nisso, a nutricionista destacou alguns alimentos que podem amenizar os sintomas da TPM.
1. Chocolate 70% cacau
Além de ser muito gostoso, o chocolate ajuda a melhorar os sintomas da TPM, porque o consumo estimula áreas do cérebro associadas ao prazer: “O chocolate ajuda a melhorar sintomas como cansaço, falta de ânimo e tristeza. Ao consumir chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar”, explica. A recomendação diária para obter os benefícios é consumir 30 gramas diariamente.

2. Linhaça
Pequena, mas poderosa, a semente de linhaça tem várias características interessantes. A primeira delas é ser uma das maiores fontes de ômega 3 e ser cheia de nutrientes, como fibras e outras substâncias que ajudam a diminuir o risco de doenças. Além disso, a semente conta em sua composição grandes quantidades de lignanas, um fitoestrógeno com ação similar ao estrógeno, que auxilia diretamente no combate dos sintomas da TPM. A indicação é consumir a linhaça durante as refeições ou em cápsulas.3. Óleo de prímula e borragem
Talvez você ainda não o conheça este produto, mas o óleo de prímula e borragem é uma combinação que auxilia na produção de substâncias com efeito anti-inflamatório, necessário na formação de compostos que regulam os hormônios femininos. Contribui ainda para diminuição da mastalgia (dor nas mamas). 

4. Soja e derivados
Por conter Isoflavonas e estrutura química similar ao estrogênio (hormônio sexual feminino), a soja ajuda na prevenção e controle dos sintomas da TPM. Ela pode ser consumida de diversas formas: grãos, proteína texturizada, tofu, bebida de soja, farofas e cápsulas.

5. Chá de gengibre
Tem propriedade antiinflamatória, auxiliando na diminuição dos sintomas da cólica. A indicação é consumir o gengibre cortado em sopas, ensopados e sucos, ou mesmo fazendo chás.

Além dos alimentos, alguns estudos sugerem que a prática de atividade física pode atenuar os sintomas da TPM. Por isso lembre-se: exercício físico é essencial em todos os momentos de nossa vida.

Related

Gastronomia 9068378722217630050

Destaques da semana

Links indicados

item