Mitos e verdades sobre cuidados com a pele | Diário Sobralense News

Mitos e verdades sobre cuidados com a pele

Protetor com base funciona? As águas micelar e termal fazem diferença? Respondemos essas e outras dúvidas Ao investir nos cuidados ...

Protetor com base funciona? As águas micelar e termal fazem diferença? Respondemos essas e outras dúvidas

Ao investir nos cuidados com a pele, é comum ter algumas dúvidas e ouvir um monte de conselhos. Conversamos com dermatos e cosmetólogos para esclarecer o que realmente procede.

1. Protetor com base funciona mesmo?
Não só funciona como é bem-vindo, já que a cor cria uma camada contra a luz visível (do sol e das lâmpadas artificiais). “Mas tem que ser em formato de loção, duo cake ou creme. O pó é só para finalização”, frisa Maurício Pupo, diretor de pesquisa da Ada Tina Italy. A dermatologista Fabíola Bordin, da clínica Dermais, no Rio de Janeiro, lembra outro detalhe: o protetor com cor é superior à base com proteção.

2. Tomar água interfere na aparência da pele?
Sim. “Além de aumentar a hidratação, esse hábito ajuda no aporte de nutrientes para a pele”, afirma a dermatologista Thaís Pepe, de São Paulo. Vale ressaltar que a tarefa do hidratante é formar uma barreira para impedir a saída de água da pele. Agora, para ter o líquido lá, é preciso bebê-lo.

3. Posso fazer máscaras caseiras?
Os experts não curtem a ideia. “Dependendo dos ingredientes, há risco de alergias”, justifica Luciana Samorano, dermatologista da Universidade de São Paulo (USP). Por isso, tem que buscar orientação. Segundo Pupo, a regra é nunca usar frutas e plantas, devido à possibilidade de reação com o sol. Iogurte, mel, aveia e azeite estão liberados (sem sol depois).

4. Depilar a sobrancelha com cera contribui para a flacidez nas pálpebras?
Está aí um tópico que gera polêmica. Para Thaís Pepe, existe, sim, essa possibilidade. Mas há quem não veja a flacidez como o principal problema. “O hábito pode acelerar a formação de manchas“, avisa Fabíola. No fim das contas, a técnica é desaconselhada.

5. As águas termal e micelar fazem mesmo a diferença?
A água micelar dá força na remoção da maquiagem e dos resíduos de poluição – com a vantagem de não ser oleosa. Já a água termal, explica Luciana, tem propriedades relaxantes e anti-inflamatórias. “Pode ser bacana após procedimentos estéticos”, sugere a médica.

6. Compressas de pepino e outros ingredientes evitam o envelhecimento?
Não. “Servem apenas para acalmar a pele e favorecer a circulação”, responde Mônica Aribi, dermatologista de São Paulo. Mas Luciana acha que, assim como no caso das máscaras, sempre vale um papo com o dermato. “O fato de ser natural não significa que é obrigatoriamente inofensivo”, alerta.

7. Os produtos de manipulação são mais eficientes do que os prontos?
Manipular cremes é uma forma de individualizar o tratamento e resolver mais de uma questão ao mesmo tempo. A indústria cosmética, por sua vez, tem tecnologia avançada e rigor com qualidade. Converse com seu médico para ver o que é melhor para você.

8. Os óculos escuros são parceiros contra o envelhecimento?
Com certeza. Ao apertarmos demais os olhos, como no momento em que encaramos a claridade, abrimos brecha para as rugas de expressão surgirem. “E os óculos protegem a pele das pálpebras”, pontua Luciana. Faz um belo par, portanto, com o filtro solar.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/mitos-e-verdades-sobre-cuidados-com-a-pele/ - Por Thaís Manarini - Foto: M Image Photography, iStock/SAÚDE é Vital

Related

Saúde 5407389957259170444

Destaques da semana

Links indicados

item