Você sente pontadas na barriga quando faz exercício? Saiba o motivo e como evitar | Diário Sobralense News

Você sente pontadas na barriga quando faz exercício? Saiba o motivo e como evitar

Dor atinge corredores, ciclistas, nadadores e outros praticantes de atividades aeróbicas Redação iBahia   Sofre com dor abdominal dura...

Dor atinge corredores, ciclistas, nadadores e outros praticantes de atividades aeróbicas

Redação iBahia 

Sofre com dor abdominal durante a prática de atividade física? Calma, essa sensação de pontadas na barriga é mais comum do que você imagina. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, isso consiste em uma dor transitória relacionada ao exercício, que atinge corredores, ciclistas, nadadores e outros praticantes de atividades aeróbicas. 

Para entender como o fenômeno afeta atletas profissionais e amadores, as universidades de Newcastle e de Avondale, localizadas na Austrália, realizaram um estudo, em 2015, com pessoas que fazem corrida. O resultado comprovou que cerca de 70 % dos participantes da pesquisa sofrem com essa dor.
Foto: Reprodução

Esse estudo australiano acredita que a dor pode acontecer devido aos exercícios provocarem a extensão em demasia do diafragma (músculo entre o peito e o abdômen) e, com o impacto da corrida, o diafragma pode precisar suportar espasmos, que consequentemente geram as pontadas na barriga. 

Além disso, outro motivo pode ser o fato de que o exercício altera o funcionamento do peritônio, uma membrana com uma capa dupla que cobre a parede abdominal e impede o atrito entre os órgãos, com a desidratação provocada pela transpiração. A falta de atrito é possível devido a presença de um líquido que fica entre as capas do peritônio. Logo, durante o exercício os ligamentos que une os órgãos internos do corpo são tensionados provocando dor.
O que fazer para evitar a dor? 

Caso sinta as pontadas na barriga você deve parar a atividade física e esperar que a dor diminua naturalmente. Algumas formas de prevenir a dor são evitar fazer atividade física após consumir refeições pesadas, beber água antes e ao longo do exercício, e fazer um aquecimento. 

Você também pode ter o cuidado de aumentar o ritmo do exercício aos poucos e respirar de forma mais lenta e profunda.

Related

Saúde 7854335852647227752

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item