Como ter sucesso em marketing multinível | Diário Sobralense News

Como ter sucesso em marketing multinível

Como ter  sucesso em marketing multinível  ou marketing de rede é uma pergunta feita por todas pessoas que estão iniciando ou que já fazem ...

Como ter sucesso em marketing multinível ou marketing de rede é uma pergunta feita por todas pessoas que estão iniciando ou que já fazem marketing de rede há algum tempo mais ainda não alcançaram o tão almejado sucesso.




PORQUE UNS CONSEGUEM O SUCESSO E OUTROS FRACASSAM?



Para vencer em qualquer negócio de marketing multinível, você precisa se superar a cada dia e fazer a diferença, saindo do senso comum e ultrapassar os limites da mediocridade.

“É impossível obter resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas que todo mundo faz”

Então, como ter sucesso em Marketing Multinível ou Marketing de Rede?

Analisando friamente as pessoas bem sucedidas nesse negócio, podemos perceber que todas elas tem algo em comum: Elas seguem passo a passo um roteiro que aqui chamamos de FÓRMULA DO SUCESSO.


Então vejamos como esse roteiro funciona:


1 – DEFINA SEUS SONHOS


2 – TRANSFORME-O EM METAS


3 – PONHA ACÃO EM SUAS METAS


4 – TENHA FLEXIBILIDADE


1 – DEFINA SEUS SONHOS – Para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve.


Pessoas vencedoras sabem aonde estão e têm uma visão clara de onde querem chegar.

Portanto se pretende ter uma carreira de sucesso em marketing multinivel, comece fazendo um quadro dos sonhos. A final de contas, sonhar não custa nada mas pode fazer milagres acontecer em sua vida, acredite!!

Provavelmente não realizaremos todos os nossos sonhos, haja vista, são os nossos eles que nos mantém motivados. Mas a grande verdade é que nunca iremos realizar nada que não tenhamos sonhado antes.

Sabendo disso precisamos ajustar o termômetro dos nossos sonhos para que possamos alcançar grandes realizações em nossas vidas.

“Portanto, a primeira resposta para a pergunta: como ter sucesso em marketing multinível, é sonhar grande” lembre-se: sonhar não custa nada mais vale muito.

Quando temos um sonho definido e colocamos um propósito de transformá-lo em realidade, o universo conspira a nosso favor e tudo contribui para essa realização.

Para conseguirmos grandes realizações precisamos sonhar grande. A quantidade de energia que iremos usar para atingir nossos objetivos depende do tamanho dos nossos sonhos.
Um sonho pequeno libera energia medíocre que se dissipará diante dos primeiros desafios e nos trará de volta à zona de conforto. Portanto, precisamos sonhar alto para que nossas realizações sejam grandes.
Devemos mirar na lua, na pior das hipóteses, acertaremos as estrelas.
Os sonhos precisam ser escritos, datados, detalhados e relembrados todos os dias para não serem devorados pelas adversidades que são cotidianas e concretas.
Precisamos acreditar no futuro e em dias melhores, pois quem tem fé no futuro, tem poder no presente.
2 – TRANSFORME OS SEUS SONHOS EM METAS – Nossos sonhos se transformam em metas quando estabelecemos uma data para a realização, portanto, sonho mais data é igual a meta.
Entretanto, para que haja congruência e este sonho gere a energia necessária para se transformar em realidade, ele deve estar equilibrado e harmonizado com todas as áreas da nossa vida, seja na esfera familiar, financeira, cultural, profissional, social, física ou espiritual.
Se não houver esse equilíbrio, começa a haver conflito de valores, o que prejudica o nosso progresso e aumenta as chances de fracasso.
Agora será preciso dividir as metas pré-estabelecidas em metas menores, dessa forma elas ficarão mais fáceis de serem alcançadas.
Imagine uma meta que você quer alcançar daqui a um ano, quando você quebra essa meta em pequenas metas intermediárias, você passa a ter uma visão mais clara e saberá exatamente aonde deverá estar daqui a seis meses, daqui a três meses, daqui a um mês, daqui a uma semana, e saberá qual o passo que você deve dar hoje naquela direção.
As metas intermediárias são as estratégias mais poderosas que existem para alcançarmos grandes objetivos, e se constitui num poderoso plano de ação que nos permite pavimentar a estrada que nos conduzirá até a realização dos nossos sonhos.
É como um grande livro de noventa capítulos que queremos ler e, aparentemente parece difícil. Já um capítulo parece absolutamente fácil.
Contudo, se lermos um capítulo por dia, no final de uma semana teremos lido sete capítulos. No final de um mês teremos lido trinta e em três meses teremos alcançado o objetivo de ler o livro todo.
Esse é um dos grandes segredos de como ter sucesso em marketingmultinível.
Veja que quando dividimos a leitura do livro em metas de um capítulo diário, o paradigma da possibilidade foi quebrado e aquilo que aparentemente parecia difícil, passou a ser fácil.
“Ninguém planeja fracassar, fracassa porque não planeja vencer”.
3 – PONHA AÇÃO: “Sem ação as palavras são simples murmúrios, pois sonho sem ação é fantasia”. Só tem sucesso em marketing multinível, quem realmente faz acontecer.
O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. O poder do trabalho determina que somente a ação pode curar o medo do fracasso.
Depois que realizamos algo, desenvolvemos uma crença irresistível de que podemos realizá-lo outra vez e outra vez e assim sucessivamente.
Só a ação pode transformar os sonhos em realidade. A nova realidade se constitui num forte gerador de crenças em novas possibilidades, e essas, por sua vez liberam a energia necessária para novas ações.
4 – TENHA FLEXIBILIDADE: A flexibilidade é um atributo indispensável e um dos grandes segredos de como ter sucesso em marketing multinível.
“Ainda que os nossos sonhos estejam todos definidos e transformados em metas e estejamos trabalhando duro para alcançá-los, se negligenciarmos a flexibilidade todo o nosso trabalho poderá ir por água a baixo”.
Todas as mudanças tem um grau de dificuldade, mas, a mudança pessoal é, sem dúvidas, a mais dolorosa de todas.
Depois de cada ação, nem sempre os resultados obtidos correspondem as nossas expectativas. Nessas horas é muito mais confortável e cômodo colocar os sonhos de volta na gaveta e degustar o sabor do fracasso acompanhado do amargor da desistência e decorado com uma boa desculpa.
Veja então “COMO TER SUCESSO EM MARKETING MULTINÍVEL” e fugir das armadilhas do fracasso e da desistência.
Não negocie o seu sucesso nem os seus sonhos!
Nas horas de dificuldades, quando os resultados não forem correspondentes ao esperado, devemos tirar lições desses resultados indesejados para ajustar as estratégias do nosso planejamento de metas intermediárias, dos prazos e das nossas ações diárias.
Entretanto, para completar a fórmula de “COMO TER SUCESSO EM MÁRKETING MULTINÍVEL” , é necessário que haja “MUDANÇA PESSOAIS” de acordo com o feedback dos resultados indesejados.
“Para vencer é imperativo aprender, crescer e mudar todos os dias até chegar ao sucesso”. E mesmo depois de alcançá-lo continuar flexível para continuar crescendo de forma pessoal e profissional.
A essa altura, surge então aquelas perguntas: como posso me tornar uma pessoa melhor?
Como posso produzir ações mais efetivas para ampliar meus resultados?
Como pensam os vencedores, e qual o seu sistema de crenças que impulsionam certas atitudes diante de circunstâncias específicas?
Nos negócios tradicionais, quem já passou por essa experiência, leva consigo os segredos, os quais são guardados a sete chaves, devido a lógica competitiva do mercado, tornando mais difícil a modelagem.
Para adquirir esse conhecimento e superar essa grande barreira, faz-se necessária muita leitura de livros especializados, ficando sujeito a muitas tentativas e erros.
Já no Marketing Multinível fica muito mais fácil superar essa barreira, haja vista, esse é o único negócio no mundo que você tira proveito da experiência daqueles que já trilharam o caminho.
Mesmo que você nunca tenha feito nenhum marketing multinível, já começa com experiência. Essa experiência é proveniente da sua linha ascendente, de forma acessível, transparente e duplicável.
Outro grande segredo de como ter sucesso em marketing multinível, é perceber que: O sucesso nesse negócio só será sustentado, duradouro e definitivo, se for alicerçado no sucesso de outras pessoas.
Nesse negócio não se ganha sozinho. Só conseguiremos o sucesso de verdade se ajudarmos a outras pessoas alcançarem o sucesso também.
É o famoso jogo do ganha, ganha. Ou seja, pra ser bom pra um tem que ser bom pra todos ou então, ninguém tem sucesso.
A seguir veremos como esses princípios universais se aplicam no nosso negócio através do “PADRÃO DE NOVE PASSOS PARA O SUCESSO”.
“O sucesso custa caro, mas é pago a vista. O fracaço custa muito mais caro e é pago parcelado em infinitas prestações para o resto da vida”. E o pior é que essa divida ainda será herdada pelos descendentes.
Pense nisso quando sentir vontade de desistir. Se tiver uma boa desculpa, pense mais ainda.
PADRÃO DE NOVE PASSOS QUE ENSINAM: “COMO TER SUCESSO EM MARKETING MULTINÍVEL” DE FORMA SUSTENTADA, DURADOURA E PERMANENTE.
O padrão de nove passos para ter sucesso em marketing de rede, aqui será dividido em três etapas: “PREPARAÇÃO, TRABALHO E CONSOLIDAÇÃO“, para que haja uma percepção ampla e didática de todas as informações.
Na primeira etapa vamos abordar o 1º e o 2º passo. Aqui você vai definir seus sonhos e assumir um compromisso com eles, com o negócio, com o aprendizado e com a motivação contínua.
Já na segunda etapa, encontram-se o 3º, o 4º, o 5º e o 6º passos.
Nessa etapa você vai fazer uma lista de nomes, contactar e convidar as pessoas para o negócio, mostrar o plano, fazer o acompanhamento e o fechamento.
Quando você pratica o 6º passo, estará ajudando o seu patrocinado a fazer a lista dele.
De agora em diante poderá ajudá-lo a realizar o 4º, o 5º e o 6º passo, para juntos ajudarem na elaboração da lista do patrocinado no próximo nível.
“Há muitos anos, o cumprimento deste padrão tem determinado o surgimento muitos novos milionários neste tipo de negócio em todo o mundo. Portanto siga rigorosamente as pegadas que levam o SUCESSO.
Na terceira etapa iremos tratar do 7º, 8º e 9º passos.
Aqui você gera volume de negócio, verifica seu progresso, e faz os ajustes necessários através do aconselhamento com a linha ascendente, e repassa todo o aprendizado juntamente com a sua experiência pessoal para ajudar as pessoas da sua linha descendente a realizarem os seus sonhos também.
O padrão de nove passos que ensinam como ter sucesso em marketing multinível é a chave para o sucesso nesse negócio e o passaporte para a sua mudança de vida, financeira, profissional e pessoal.
Portanto siga esses passos rigorosamente, sem queimar etapa e sem fazer atalhos. Dessa forma você poderá desfrutar de uma caminhada de sucesso duradouro e definitivo.
1º Passo – Defina Seus Sonhos
Pense por um instante! Se dinheiro, saúde  e tempo não fossem problema pra você, como seria a sua vida?
Encontre uma resposta para essa pergunta, pois, somos impulsionados a agir de acordo com as expectativas de nossos resultados.
Ao iniciar esse negócio você precisa ter em mente o que deseja alcançar.
Qual o seu motivo para fazer esse negócio?
De certo haverá momentos difíceis e inconvenientes. Você os suportará a fim de alcançar seus objetivos?
Haverá sacrifício e muito trabalho. Você está disposto(a) a enfrentá-los para realizar os seus sonhos?
Haverá muitos obstáculos no caminho. A sua vontade de vencer é forte o suficiente a ponto de lutar para superá-los?
Quais são os seus objetivos, seus sonhos, seus desejos que lhe impulsionarão a fazer esse negócio, custe o que custar?
Existe uma frase muito conhecida que diz: “O dinheiro não traz felicidade”, porém a falta dele é responsável por muitos infortúnios, frustrações e tristeza.
É verdade que o dinheiro não é tudo, mas na hora de pagar as contas ou comprar algo que precisamos, ele é 100%.
Existe um versículo na bíblia que diz: “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. A bíblia não condena o dinheiro, e sim o amor ao dinheiro. Entende?
O dinheiro compra uma casa luxuosa, mas não compra um lar feliz.
Compra uma cama confortável, mas não compra uma noite bem dormida.
Compra uma companhia, mas não compra uma amizade sincera.
Compra momentos de prazer, mas não compra a verdadeira felicidade.
A pergunta é a seguinte: E a falta de dinheiro compra alguma coisa?
Não vamos ser hipócrita. Todos nós precisamos de conforto e qualidade de vida, coisas que são impossíveis de se conseguir sem dinheiro.
Se morando numa mansão você não tiver um lar feliz, morar num barraco não vai fazer seu lar feliz.
Se você não tiver uma boa noite de sono  dormindo numa cama confortável, certamente também não terá dormindo num colchão sem conforto.
Se com dinheiro e com boas companhias, você não tiver amigos de verdade, sem dinheiro e sem companhia, dificilmente terá.
Se com todas estas coisas você não conseguir ser feliz, não vai ser a falta delas e um monte de contas atrasadas que irão fazer você feliz.
A verdade é que é muito melhor ter um lar numa mansão, ter uma tranquila noite de sono numa cama macia, viver em companhia dos melhores amigos, e desfrutar de uma vida repleta de felicidade, temperada com momentos de prazer.
A grande verdade é que não poder pagar as suas contas e ter uma vida confortável não faz de você uma pessoa mais sensível, e a falta de tempo ou de dinheiro, não faz de você uma pessoa melhor.
Algumas pessoas querem ter um rendimento adicional. Outras querem ter mais tempo livre para poder ficar com a família e fazer as coisas que mais gostam, viajar, conhecer novos lugares, etc..
A pessoas querem ser reconhecidas por seus esforços, querem menos pressão, menos normas e regras, mais tempo, mais liberdade, mais valorização, menos horas de trabalho e mais qualidade de vida.
O que você deseja?
As pessoas querem pagar suas dívidas, querem comprar um carro novo ou trocar o carro atual, querem comprar uma bela casa ou apartamento, querem educar seus filhos, viajar com a família e amigos, as pessoas querem ter liberdade.
E você, qual é o seu sonho?
Ao definir seu sonho seja o mais específico possível. O que você deseja conquistar nos próximos 5 anos?
Aonde quer estar morando?
Você prefere casa ou apartamento?
Qual o tamanho do seu imóvel?
Qual o bairro ou cidade?
Que carro você quer ter estacionado na sua garagem?
Aonde você irá passar as férias com a sua família?
Você gostaria também de ter uma casa de praia ou de campo para descansar nos finais de semana?
Aonde seria a sua segunda casa?
Quanto você daria para projetos sociais a fim de ajudar os mais necessitados?
O que você faria com o seu tempo livre se não precisasse mais trabalhar para pagar contas?
Quem você ajudaria financeiramente e de que forma?
Em que lojas você faria suas compras sem se preocupar com o pagamento da conta?
Tire pelo menos ½ dia para você fazer essa tarefa. Reflita sobre seus sonhos e desejos e escreva-os no papel.
Defina também as datas que pretende realizá-los, de modo que, seus sonhos se transformem em metas.
Divida as metas maiores em metas intermediárias e coloque-as em locais visíveis para que você possa ter contato com elas todos os dias.
Visualize seus sonhos e mantenha contato com eles, pois o sonho é o combustível que nos impulsiona a agir a fim de realizá-lo.
Essa é uma das tarefas que você precisa fazer se realmente quer sabercomo ter sucesso em marketing multinível.
Portanto, antes de seguir em frente faça o exercício proposto abaixo. Isso irá condicionar a sua mente para o sucesso e lhe dará muito mais energia para enfrentar qualquer desafio.
Então vejamos:
Das realizações especificadas abaixo, quais você gostaria que fossem realizadas em sua vida?
2º Passo – Assuma Compromissos
Assuma compromisso com a sua preparação, com o negócio e com os seus sonhos.
Se você conseguiu entender como ter sucesso em marketing multinível, você já percebeu que o conhecimento é fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional.
Portanto, conecte-se ao sistema de treinamento e absorva o máximo de conhecimento sobre o negócio. Isso lhe dará segurança e confiança na hora de compartilhar a oportunidade de negócio com outras pessoas.
Nesse negócio você não pode contar com a sorte, você precisa fazer a sua sorte.
A verdadeira sorte ocorre quando a preparação encontra com a oportunidade, e a oportunidade que você tem nas mão é valiosa e pode mudar, definitivamente a sua vida financeira, mas para que você tenha um crescimento sólido e duradouro, o conhecimento é fundamental.
A aplicação prática desse segundo passo significa assumir os seguintes compromissos:
TEMPO
ATIVIDADE
METAS
EVENTOS
FERRAMENTAS
COMPROMISSO COM O TEMPO 
Organize seu tempo de modo que consiga separar de uma a três horas por dia para se dedicar a esse negócio.
Se você ainda trabalha em um emprego, aproveite os intervalos de tempo, como horário de almoço e de lanche, antes e depois do seu horário de trabalho, nos finais de semana, feriados e nos dias de folga.
Lembre-se: Você quer conquistar a sua liberdade financeira e toda conquista tem um preço, porém, a recompensa vale muito apena. 
Esse negócio deve ser feito de forma paralela com o que você já faz no seu dia a dia. O objetivo desse negócio e fazer com que você possa diversificar a sua renda.
Agora que você já reservou uma parte do seu tempo para fazer o negócio, seja consistente e comprometa-se com ele pelo menos durante um ano.
No trabalho secular as pessoas dedicam horas a fio todos os dias para realizarem os sonhos dos patrões, enquanto não dedicam nenhum tempo para realizarem seus sonhos e de sua família, pense nisso.
Dedique tempo nesse negócio para realizar os seus sonhos e não deixe que nada nem ninguém tire o seu foco.
SEJA UM DISTRIBUIDOR ATIVO – Imagine que você chega em uma churrascaria e pergunta para o funcionário: Poderia falar com o proprietário? E ele responde: ele saiu ara almoçar. (Complicado não..?)
Nesse negócio você é um sócio da empresa e portanto deve ter como um compromisso básico o consumo e a venda dos produtos da sua empresa.
O verdadeiro líder é aquele que lidera pelo exemplo. Você deve ficar ativo todos os meses e ensinar a sua rede a ficar ativa também.
O grande segredo desse negócio chama-se atividade constante, pois o distribuidor ativo é a consistência do seu volume e consequentemente, dos seus ganhos.
COMPROMETA-SE COM SUAS METAS
Oriente-se com sua linha ascendente (up liners) e trace suas metas e estratégias de ação. Isso lhe ajudará a planejar pequenas ações diárias e semanais que ao final de um ano farão toda a diferença para o seu negócio.
Aqui vai um pequeno roteiro de pequenas ações que irão impactar o seu crescimento e mudar a sua vida em pouquíssimo tempo:
Ao iniciar no negócio com o kit correto (Top) você fará mil pontos e a sua meta inicial é ser máster.
Para ser máster você precisa indicar duas pessoas para o negócio e juntamente com elas fazer dois mil pontos dentro do ciclo.
Então vejamos como fazer isso de forma simples e rápida em apenas 10 dias:
Nos primeiros dez dias após o cadastro, a sua meta é encontrar dois amigos que entrem para o negócio também com o kit apropriado (Top). Fazendo isso você chegará a máster em 10 dias, conforme mostra o desenho abaixo:
1º MÊS – 1ª ETAPA DE 10 DIAS
Parabéns! Você atingiu a sua primeira meta em 10 dias e chegou ao nível de Máster, o primeiro degrau do plano de carreira.
O que fazer nos próximos 10 dias?
Nos próximos 10 dias você vai trabalhar na duplicação da sua equipe e vai ajudar os dois primeiros que você indicou a encontrar os dois primeiros deles e a configuração vai ficar da seguinte forma:
Note que, trabalhando dessa forma, no seu primeiro mês de negócio você chegou ao nível de prata e só precisou indicar duas pessoas diretamente para o negócio.
No segundo mês, a sua meta é chegar a platina, porém agora você já tem seis pessoas em sua equipe e mais você, totalizando sete pessoas.

O GRANDE SEGREDO PARA TER SUCESSO EM MARKETING MULTINÍVEL É A DUPLICAÇÃO

Se você ensinou ao seu grupo como se duplicar corretamente, agora serão sete pessoas fazendo a mesma coisa, ou seja:
No segundo mês você traz mais dois e ensina eles a fazer o mesmo e os que já estavam na equipe também irão trazer dois e ensiná-los a fazer o mesmo.
Então vejamos o que vai acontecer:
Se você tem 7 pessoas no grupo e cada um traz 2, serão 14 novos distribuidores em sua rede ou 14.000 pontos logo nos primeiros 10 dias do mês.
Na segunda fase, quando os 14 também indicarem os 02 primeiros deles, serão mais 28 pessoas e consequentemente 28.000 pontos. Totalizando 42.000 pontos no mês, sem contar com os pontos de ativação dos 7 que já vieram do mês anterior.
Com essa configuração você será reconhecido(a) platina no seu segundo mês de trabalho, com um bônus acima de R$ 6.000,00 e só precisou indicar 4 pessoas diretamente para o negócio.
Chegamos ao terceiro mês e agora você tem em sua equipe um total de 49 pessoas. 7 do primeiro mês e 42 do segundo mês.
Se cada um dos 49 trouxer 02 novos e ensinar esses 02 a fazer o mesmo, você terá um total de 294 novos distribuidores na rede e consequentemente 294.000 pontos.
Fazendo isso, você chegará ao tão sonhado nível de diamante com um bônus acima de R$ 20.000,00 em apenas 3 meses de trabalho.
É importante lembrar que você indicou apenas 6 pessoas diretamente para o negócio. Se todos iniciarem com o kit certo e seguirem o passo a passo como manda o figurino, todos terão sucesso no marketing multinível de forma simples e rápida.
Seguindo o mesmo processo de duplicação, no 4º Mês você será duplo diamante com um bônus acima de R$ 35.000,00 e no 5º Mês será triplo diamante com um bônus acima de R$ 50.000,00
Para ter sucesso em Marketing Multinível, basta ter fé e atitude. Como dizia Henry Ford, se você acredita que pode ou que não pode, de qualquer forma você está certo(a). Se você acreditar nesse negócio, muitas pessoas também acreditarão e se juntarão a você, e o seu crescimento será inevitável.
Esse é o grande segredo do Marketing Multinível. Acredite em você, acredite na realização de seus sonhos e junte-se aos campeões.
COMPROMETA-SE COM OS EVENTOS
Participe das APN (Apresentações de negócio), Treinamentos, Seminários, Grã Shows e Convenções.
Os eventos são indispensáveis para promover o conhecimento e a motivação. É participando dos eventos que você e sua equipe irão obter todas as informações necessárias para o seu sucesso no marketing multinível.
Os eventos promovem a interação entre pessoas positivas e tem o poder de transformar uma pessoa comum em um empresário de sucesso.
Os eventos tem a função dupla de motivar e capacitar os distribuidores através de informações relevantes sobre os produtos e sobre o negócio, e possibilitam aos mesmos a capacidade de construir um negócio sólido e rentável no menor espaço de tempo.
Esse ensinamento só pode ser ensinado por que já faz o negócio e tem sucesso no marketing de rede.
PRINCIPAIS EVENTOS DO SISTEMA DE TREINAMENTO
APN
As APN são reuniões de apresentação do plano de negócio. Essas reuniões são semanais e acontecem em vários horários durante a semana em todas as franquias.
Geralmente, um distribuidor graduado ao nível de ouro ou acima é quem apresenta o plano de negócio para todos os convidados presentes.
A franquia é o nosso escritório coletivo e é um excelente lugar para levar um novo indicado para conhecer o plano de negócio.
SEMINÁRIOS E GRÃ SHOWS
São eventos mensais apresentados pelos líderes mais bem sucedidos do negócio.
Os seminários estabelecem padrões de excelência duplicáveis que servirão para nortear o seu crescimento pessoal e profissional.
É também nos seminários que os distribuidores são reconhecidos publicamente e recebem os seus pins de graduação.
CONVENÇÃO
A convenção anual é o evento mais impactante do negócio. É um final de semana de pura motivação e aprendizado, com todos os líderes do País juntos para celebrar as conquistas, lançar novos produtos, reconhecer e premiar o maiores líderes do negócio pelas metas alcançadas.
USE AS FERRAMENTAS
Usar as ferramentas de forma correta é fator determinante para tersucesso em marketing multinível.


E uma das ferramentas que vai fazer uma grande diferença para o seu sucesso nesse negócio é esse manual que você está lendo.
Esse manual é um guia que te ensina passo a passo como ter sucesso de forma sustentável no seu empreendimento de marketing de rede.
Agora que você já escolheu a melhor empresa de marketing multinível para trabalhar, você deve seguir esse passo a passo e ensinar a todos da sua rede para que eles façam a mesma coisa de forma duplicável.
Conecte-se ao sistema de treinamento e amplie seus conhecimentos através de livros especializados sobre o assunto. Para começar aqui vai algumas dicas de bons livros:
Os segredos da mente milionária, pai rico pai pobre, o básico, e como fazer amigos e influenciar pessoas.
Mas antes de tudo leia e domine o conteúdo desse manual. Se você seguir a risca esses ensinamentos, independente de qualquer outra coisa, em pouco tempo você será uma pessoa bem sucedida nesse negócio.
Comprometa-se com o seu crescimento pessoal e profissional e tire pelo menos 15 minutos diários para a leitura. Isso lhe manterá com a motivação elevada o tempo todo e contagiará todas as outras pessoas que entrarem para a sua equipe.
Outra coisa muito importante é ver vídeos e ouvir CDs. Você pode aproveitar o seu tempo enquanto dirige para ouvir um cds ou assistir a um dvd no seu carro.
No seu kit de negócio apropriado você terá acesso a um ótimo material para o seu aprendizado e para sua motivação, mas no youtube também tem muito material de qualidade.
3º PASSSO  – FAÇA UMA LISTA DE NOMES
Para ter sucesso em marketing multinível você precisa de uma lista de nomes com pelo menos 100 pessoas para começar.
Esse ponto é crucial para o sucesso do seu negócio e você não pode falhar. Muita gente não tem sucesso em marketing de rede, simplesmente, porque derrapam nesse quesito.
Tem gente que ao ver o plano de marketing da empresa, se empolga e pensa logo em três amigos que farão o negócio juntamente com ela e ambos ficarão ricos.
Quem age dessa forma, dificilmente terá sucesso. Isso ocorre porque não se pode desenvolver marketing multinível e ter sucesso com uma lista de apenas 3 pessoas.
A pessoa que age dessa forma coloca toda sua expectativa em apenas 3 pessoas. Se falar com as três e elas disserem não, a pessoa vai a falência.
FAÇA UMA LISTA COM PELO MENOS 100 NOMES
Nos negócios tradicionais você precisa ter um estoque de produtos, nomarketing multinível, o seu estoque será de pessoas. Se uma empresa tradicional não tiver estoque e capital de giro ela provavelmente irá a falência em pouco tempo.
Da mesma forma, acontece no mmn, se você não tiver uma lista e adicionar pessoas a ela constantemente, dificilmente você terá sucesso em marketing multinível.
O seu capital de giro será o número de pessoas existente em sua lista. Uma empresa que não tem capital de giro está destinada ao fracasso, portanto, dê uma atenção muito especial para a sua lista e garanta a saúde financeira da sua empresa.
Veja como funciona: Se você tem 100 pessoas na sua lista e ao contatar as três primeiras elas dizem não, não tem problema. Você ainda terá 97% das pessoas para contactar.
AO CONTATAR NÃO FAÇA PREJULGAMENTO DE NINGUÉM
Coloque todas as pessoas que você conhece na sua lista. Abaixo eu vou deixar algumas dicas que irão ajudar a sua memória a lembrar de muito mais pessoas que você imagina.
Mas pra início de conversa, faça como se fosse uma lista de casamento, quanto mais pessoas melhor.
A lista de nomes é como uma melancia. Se examinarmos cuidadosamente saberemos quantas sementes existe dentro da melancia, porém, se não plantarmos as sementes, nunca saberemos quantos frutos existe dentro de cada semente.
QUALIFIQUE A SUA LISTA
Embora você tenha incluído todas as pessoas conhecidas em sua lista, você vai começar o trabalho pelos mais qualificados.
Comesse com pessoas do seu nível para cima, incluindo nível de sonhos, de resultados financeiros, de determinação, de entusiasmo, de relacionamento, de credibilidade e de empreendedorismo.
COMO QUALIFICAR A SUA LISTA
Qualificar a lista significa dar nota de 1 a 10 com base nos quesitos citados para cada pessoa. Afinal é muito mais fácil falar de dinheiro com pessoas que já acreditam que ele foi feito para se ganhar.
Quando contatar alguém e essa pessoa disser que não tem tempo, lembre-se que, as pessoas que não tem tempo, geralmente são as mais empreendedoras.
Essas pessoas não toleram tempo improdutivo, e o Multinível é uma forma inteligente de elas multiplicarem o seu tempo, encontrando pessoas que tenham mais tempo que elas.
LISTA QUENTE
Não faça a sua lista em pedaços de papel que se perde com o tempo. Trate sua lista como um departamento importante da sua empresa e não esqueça que a lista é o seu capital de giro.
Tenha a sua lista em uma planilha em seu computador ou em um caderno de anotações.
Mantenha a sua lista viva, isso significa que o tempo todo estará entrando e saindo pessoas da lista.
Faça contato com todas as pessoas da sua lista de forma correta, conforme você aprenderá nesse manual.
Divida a sua lista em duas partes, da seguinte forma: Apresente primeiro a oportunidade de negócio.
Quem não entrar para a sua rede de indicados passará para a lista de clientes e você poderá voltar a contatá-lo para o negocio em um momento mais oportuno.
A lista quente é aquela que está sempre entrando gente. Ao lembrar de pessoas conhecidas, contatar novos prospectos ou receber indicação das pessoas que não entraram para o negócio, inclua todo mundo na sua lista, dessa forma a sua lista vai está sempre em movimento.
Não perca nenhuma oportunidade de contatar pessoas, pois qualquer pessoa que tem sonhos, quer ganhar mais dinheiro e ter mais qualidade de vida é um prospecto em potencial para o negócio.
DICAS PARA AGUÇAR A SUA MEMÓRIA
“Não subestime este exercício, pois ele lhe ajudará a fazer uma lista com centenas de nomes. Você irá se surpreender com os resultados que essa lista vai gerar para o seu negócio, portanto, dedique um tempo exclusivo para fazer a sua lista”.
QUEM VOCÊ CONHECE QUE É:
EngenheiroArquitetoConstrutor
ProfessorDono de escolaDono de clínica
OrtopedistaFisioterapeutaCorretor de imóveis
CantorOtorrinoCardiologista
Dono de gráficaDa marinhaDa aeronáutica
Do exercitoOncologistaPolicial militar
Policial civilPolicial federalEnfermeira
TintureiroGinecologistaPediatra
Clinico geralDono de padariaPaisagista
JornaleiroCarteiroAdvogado
ContadorCorretor de segurosCorretor da bolsa
DeputadoVereadorSenador
VeterinárioFarmacêuticoNutricionista
ObstetraGeriatraGerente de hotel
FotógrafoBancárioAtor ou Atriz
Técnico de informáticaTécnico de futebolControlador de voo
AnestesistaArtista plásticoEstilista
Promotor de eventosDono de oficinaLeiloeiro
Motorista dono de vãCarpinteiroDono de Buffet
MassagistaProgramadorDigitador
Analista de sistemaAmigos de longeColegas de trabalho
Professor de dançaPersonal TrainerDono de academia
EditorModelo fotográficoBombeiro
Dono de loja de móveisGerentes de mercadosDonos de mercados
DecoradorSalva vidasAgente funerário
Dono de agênciaVendedor de carrosPiloto de avião
AeromoçaComissário de bordoManicure
CabeleireiroDonos de salãoAtleta
Jogador de futebolGerente de lojaDono de restaurante
PesquisadorVendedorCostureira
SegurançaAssistente socialGarçom
TaxistaEstudanteJornalista
TelefonistaMotorista de vãSapateiro
ProdutorOftalmologistaDono de ótica
BalconistaJoalheiroDono bar
ParentesEx VizinhosVizinhos
Colegas de escolaColegas da academiaLíder comunitário
Líder sindicalLíderes religiososEtc…
4º PASSO – CONTATE E CONVIDE
No início você pode até encontrar algumas dificuldades para realizar esse passo, mas com um pouco de prática, você verá que não há nada de difícil.
O objetivo deste passo é fazer com que as pessoas da sua lista assistam a uma apresentação do plano de negócio o quanto antes, e por isso você precisa agir rápido, caso contrário, outros entrarão em contato com seus amigos antes de você.
Para ter êxito nessa tarefa, você deve tomar alguns cuidados, tais como: Ao contatar as pessoas da sua lista não tente passar muitas informações sobre o negócio.
O seu objetivo aqui é apenas criar uma curiosidade, qualificar o candidato e marcar o encontro. Para fazer esse contato você não irá precisar de mais que um ou dois minutos.
O seu prospecto irá fazer perguntas e você deve manter ao máximo a curiosidade dele. Diga que tudo será explicado detalhadamente durante o encontro.
Se você responder a todas as indagações do seu contato, ele vai achar que já sabe tudo e não terá mais interesse em participar do encontro.
Nunca passe informações do plano de negócio pela metade, pois se o candidato conhecer a oportunidade na integra as chances de ele comprar a ideia serão muito maiores.
Outra coisa muito importante é que você deve convidar mais pessoas do que a quantidade que deseja ter na reunião. A tendência é que para cada cinco convidados um compareça.
Se o espaço para o encontro de negócio for pequeno, não se preocupe. Quanto mais lotada a sala estiver, melhor será a motivação para o seu candidato fazer parte do negócio.
Evite a palavra reunião, pois é uma palavra associada a algo formal e chato. Use o marketing pessoal: Quero encontrar com você.
Nunca engane as pessoas. Fale sempre a verdade, mas não precisa dar detalhes. Porém, você não pode convidar as pessoas para uma festa ou um jantar e surpreendê-las com uma reunião de negócio sem elas estarem esperando.
Para ser mais produtivo, certifique-se de que seus convidados sejam pessoas abertas a fazer alguma outra coisa alem do que já fazem e queiram ganhar alguma coisa alem do que já ganham.
Ao contatar, você já descobre se a pessoa tem essas características ou não e analisa se ela merece o seu convite. Por isso esse passo é: Contatar e Convidar.
Lembre-se que o contato é totalmente diferente do convite. Ao contatar, você estabelece um diálogo e faz as perguntas de qualificação para descobrir se vale ou não a pena fazer o convite no momento.
Construa sua organização. O seu principal objetivo é construir uma estrutura de negócio. Portanto, os seus contatos iniciais serão para o negócio.
Os produtos são muito importante mas ficam em segundo plano. Inicialmente o seu foco é construir a sua organização e para isso você vai precisar de construtores, pessoas com a mesma visão que você.
Ao convidar alguém para o negócio mantenha a postura. Não permita que o seu prospecto ache que você precisa dele.
Mostre para ele que você tem uma oportunidade, e portanto ele é quem precisa da oportunidade que você tem. “Não espere crescer para acreditar nisso, acredite nisso para crescer”.
Se quiser ter sucesso em marketing multinivel definitivamente, siga a sequencia abaixo e verá que muita coisa boa vai acontecer quando fizer contato com as pessoas de sua lista.

SEQUÊNCIA ESTRATÉGICA PARA UM CONTATO DE SUCESSO EM MARKETING MULTINIVEL

1 – Entre no estado emocional adequado: Transmita motivação e entusiasmo em suas palavras.
2 – Estabeleça a restrição de tempo: “Olá fulano, tudo bem? Desculpe a pressa mas não poderia deixar de te ligar”
3 – Faça uma pergunta de qualificação: Um detalhe muito importante para ter sucesso em marketing multinível, é saber qualificar o seu candidato. Se fizer isso corretamente evitará perda de tempo com quem não tem perfil para o negócio.
Faça então a pergunta: Me diga uma coisa fulano, se você encontrasse um negócio que te desse mais tempo livre e uma excelente rentabilidade com total segurança, te interessaria conhecer?
Se ele responder que não, diga: Ok, foi bom te ouvir. Depois eu ligo pra agente conversar melhor. Um abraço.
Não perca tempo nem queime o convite. Deixe o seu prospecto na curiosidade. Em outro momento você poderá fazer o convite ou apresentar os produtos e transformá-lo em um cliente.
4 – Proponha um encontro: “O que você vai fazer tal dia a noite, por volta de tal hora?” Se ele disser que está ocupado, você diz: “Ok. Depois eu ligo, tchau!”.
Não perca seu tempo nem queime o convite. Se o seu prospecto for qualificado ele vai ligar pra você e você poderá propor uma outra data.
5 – Valorize o seu convidado – Por mais que ele faça perguntas e peça detalhes do negócio, diga-lhe: Você fez uma excelente pergunta, e é exatamente sobre isso que eu quero te falar pessoalmente.
Para te passar todas essas informações demanda um certo tempo e no momento eu estou com pressa.
“Mas quero que saiba que eu estou compartilhando essa informação com você porque tenho certeza que você faria o mesmo por mim”.
6 – Valorize o convite: Eu só quero deixar bem claro que a prioridade é sua, mas se você não quiser, me fale agora, eu tenho outras pessoas e eu posso colocar alguém no seu lugar.
7 – Feche o compromisso: Fechado! Te aguardo as 19:00h. Eu sei que você é uma pessoa de palavra e com certeza estará lá no horário combinado. Um abraço.
O exemplo acima é apenas um script que deve ser adaptado ao seu estilo. Não seja um robô, use a sua criatividade e crie seus próprios convites seguindo a mesma linha de raciocínio do script acima.
Procure ser o mais natural possível, pois a naturalidade e a simplicidade farão toda a diferença.
Ex: “Olá fulano, eu estou montando um negócio e gostaria de sua opinião a respeito. Quando podemos nos encontrar?
OUTROS EXEMPLOS DE CONVITE:
Olá fulano, tudo bem? Preciso encontrar com você urgente.
Eu estou montando um negócio no ramo de franquias e vou precisar de duas pessoas de confiança para fazer parceria comigo e eu pensei em você o que acha?
Se o contato perguntar: Do que se trata, você responde: Essa é a parte menos importante e eu prefiro te falar pessoalmente.
Mas se não atrapalhar suas atividades atuais e a proposta for realmente boa te interessa?
Se o prospecto disser sim, você diz: Ótimo! Vamos nos encontrar no meu escritório. Você prefere hoje ou amanhã? A tarde ou a noite?
Caso ele responda que não tem interesse, você diz: Tudo bem, depois eu te ligo, um abraço.
2 – Olá fulano tudo bem eu estou ampliando o meu negócio e estou precisando de duas pessoas pra trabalhar comigo. Você conhece alguém que queira ganhar uns três mil reais por mês?
3 – Oi fulano, tudo bem? Você está em casa agora? Se ele responder que sim, você dia: Me aguarda que eu estou indo ai.
Se o seu amigo perguntar do que se trata você responde: Bem que eu gostaria de te explicar, mas infelizmente não vai dá por telefone, mas fica tranquilo que é coisa boa.
Se o seu amigo perguntar: É pirâmide? Você responde: Claro que não, você acha que eu perderia meu tempo com isso?
Se ele perguntar: É marketing multinível? Você responde: porque, você gosta de marketing multinível?
Se ele disser que sim, você completa: Então o negócio é perfeito pra você, tenho certeza que você vai gostar muito.
Se ele disser que não gosta, você responde da mesma forma: Então o negócio é perfeito pra você, tenho certeza que você vai gostar.
Se ele perguntar: É Amway, Herbalife, Mary Kay ou outra, você responde: Com certeza não.
Em qualquer que seja a situação, quando se tratar de casal, procure agendar com os dois, seja para assistir a palestra na franquia ou em casa. É muito importante que os dois assistam a oportunidade de negócio juntos.
5º PASSO -MOSTRE O PLANO
Para ter sucesso em Marketing multinível você precisa contar com dois fatores, são eles: Inteligência e probabilidade.
Inteligência – Ao perceber que o mercado vai ser construído com ou sem você, e que as pessoas do seu relacionamento vão ser convidadas por você ou por outra pessoa. Aí, por inteligência, você decide começar.
Daí por diante é uma questão de probabilidade. A quantidade de “SIM” é diretamente proporcional na quantidade de vezes que você Mostra o Plano de Neócio.
Mostrar o Plano tem três objetivos principais:
  • Descobrir o Sonho (Um desejo ou uma necessidade) do seu contato
  • Mostrar como os resultados do negócio podem atender essa necessidade.
  • Começar o acompanhamento e buscar o fechamento, conectando o candidato ou novo distribuidor ao Sistema de Treinamento e ao próximo evento.
As modalidades mais frequentes de se mostrar o plano são: As Reunião de Oportunidade (APN)a Reunião Fechada (na casa do distribuidor) eUm a Um.
A melhor maneira de começar o seu negócio é realizando duas grandes reuniões na sua casa durante a primeira semana. Isso garante a você um começo triunfante. 
DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO BEM SUCEDIDA
Reuniões Em Casa 
  1. Nas reuniões em casa, quando ocorre no início do seu negócio, quem mostra o plano é alguém da linha ascendente.
  2. Saiba que aquele que estiver fazendo a reunião para você poderá estar trazendo algumas pessoas junto com ele. Portanto, planeje a reunião sem falta.
  3. Cancelar a reunião nunca é uma boa opção. Aproveite bem o tempo do seu patrocinador ou de quem quer que seja que esteja empregando o tempo para ajudá-lo;
  4. É conveniente realizá-las á noite ou em um final de semana;
  5. Antes da Reunião começar, conte um pouco a respeito de cada convidado para o apresentador;
  6. A sala é o lugar ideal. Não acomode antes as cadeiras. Vá arrumando-as à medida que os convidados forem chegando, pois não convém que fiquem cadeiras vazias;
  7. Se você tiver filhos pequenos, tente fazê-los dormir antes da reunião ou consiga alguém que cuide deles nessa noite;
  8. Também deve suprimir outras possíveis formas de distração: animais, telefone, rádio, televisão, etc..;
  9. Deixe a parte mais iluminada para o apresentador e onde não fique passando pessoas;
  10. Torne a reunião fácil para você e duplicável para os convidados. Sirva apenas água e café, e somente antes e depois da reunião; nunca durante;
  11. Comece a reunião no horário. Não puna os pontuais nem premie os atrasados que, alias, poderão não vir. Quinze minutos de atraso é o suficiente e o limite de tolerância profissional.
  12. Caso alguém falte não comente, assim os presentes sentirão que a oportunidade foi organizada só para eles.
  13. Como anfitrião da reunião, é importante que mantenha uma atitude positiva. Apresente a pessoa que mostrará o plano com uma introdução parecida com o seguinte:
“A minha (meu) esposa (o) e eu iniciamos um empreendimento e estamos muito entusiasmados com o potencial de ganhos que o negócio proporciona. O nosso patrocinador e amigo (a) “ Fulano (a) de Tal”, que respeitamos muito por seu conhecimento e experiência, vai explicar do que se trata esta oportunidade.
Ao final entenderão o nosso entusiasmo e com certeza vão querer participar conosco”;
14. Você e sua (seu) esposa (o) devem ser os mais interessados durante a apresentação do plano. Isso ajudará os demais a se sentirem incentivados a prestarem atenção.
15. Não se levante, faça anotações, grave o plano ( isso o preparará para depois apresentá-lo) e não interrompa o orador. Se precisar fazer alguma pergunta, espere até estarem a sós;
16. A reunião deve durar em média 1 hora.
17. Como anfitrião, você deve encerrá-la agradecendo ao orador, mas nunca aos convidados. Se entenderem o propósito da reunião, eles é que te agradecerão.
17. Parabenize-os por terem feito uma noite diferente e diga-lhes que ficarão honrados em tê-los como parceiros de negócio.
18. Inicie o acompanhamento. Anuncie que deixará material de acompanhamento para aqueles que quiserem pensar a respeito, mas que primeiro preencherá o contrato daqueles que quiserem fazê-lo já e que você se compromete a ajudá-los a organizar uma reunião bem sucedida em suas casas.
19. Marque um encontro para pegar de volta o material de acompanhamento nas próximas 24 ou 48 horas e esclarecer as dúvidas. 
20. Convide todos ( os que fecharam e os que querem pensar) para comparecerem na próxima Reunião de Oportunidade lá, com isso elas ampliarão a visão sobre o negócio, conhecerão a linha ascendente e aumentarão as chances de iniciarem de forma correta
 Reuniões de Oportunidade
A Reunião de Oportunidade (APN) é o nosso escritório coletivo e cumpre alguns papéis cruciais para o seu sucesso neste negócio. Lá você aprende com a linha ascendente, encontra sua linha descendente e, rincipalmente, recebe nossa dose semanal de motivação. Cuide dela como se fosse em sua casa, pois ela também é sua.
As dicas mais importantes:
  1. Chegue cedo e pergunte em que pode ajudar;
  2. O traje adequado é o de negócio;
  3. Não espere seus convidados na rua. Seja profissional. Espere-os na recepção da reunião e entre na sala no horário previsto, mesmo que ainda não tenham chegado.
  4. Seja um anfitrião sorridente e dê boas vindas aos convidados de qualquer pessoa.
  5. Deixe as cadeiras da frente para os convidados. Se você tiver convidados que se conheçam entre si, coloque-os separados.
  6. Ao término, apresente seus convidados ao palestrante que os parabenizará e os edificará. Depois apresente-os á Linha Ascendente que o ajudará no início do acompanhamento.
6º PASSO – FAÇA ACOMPANHAMENTO E FECHAMENTO
Contatar as pessoas e mostrar o plano é muito importante, contudo, é o acompanhamento que irá fazer toda a diferença em seu negócio de marketing multinível.
Esse passo exige muito mais preparo e conhecimento que o contato e o convite. Nesse passo não há espaço para amadorismo, portanto, seja profissional.
É no acompanhamento que você irá ajudar as pessoas a tomarem uma decisão inteligente e escolherem a melhor opção para iniciarem o negócio de forma correta.
Lembre-se que, por mais motivado que o seu convidado saia da apresentação de negócio, 24 horas depois ele já estará frio, em 48h estará gelado e em 72h estará morto para o negócio.
A essa altura a mente do seu convidado já voltou para a mediocridade, e ele já mudou completamente a via visão com relação ao negócio.
Para que você não deixe o seu convidado esfriar será necessário fazer um acompanhamento de forma correta, imediatamente após a apresentação do negócio.
Para facilitar a sua compreensão, segue abaixo um roteiro que tem produzido resultados excelentes com diversos distribuidores:
O QUE FAZER APÓS APRESENTAR O MARKETING MULTINÍVEL PARA O SEU CONVIDADO?
a) Como você já sabe, o acompanhamento começa imediatamente após a apresentação do plano de negócio.
Não faça perguntas que possibilite o convidado responder com sim ou não, do tipo: “Está pronto para começar o negócio?” ou Gostou do negócio?.
Procure envolver o seu convidado com o negócio e trate-o como se já fosse um membro da sua equipe, e faça perguntas abertas que incentivem o convidado a falar, do tipo: “De tudo que você viu e ouviu, o que você achou mais interessante?
Imagine você sendo um diamante nesse negócio e ganhando mais de dez mil por mês o que mudaria na sua vida?
Existe alguma dúvida que você gostaria que eu esclarecesse? Se ele(a) disser que não, você diz: Ótimo. Agora eu vou te mostrar quais são os seus primeiros passos no negócio.
“Primeiramente vamos fazer o seu cadastro para você receber o seu código de autorização para fazer parte do negócio.”
“Após fazer o seu cadastro a segunda coisa que você terá que fazer é a sua lista de nomes e nós vamos marcar 02 reuniões grandes em sua casa para lhe ajudar a construir a sua base de cinco e obter um resultado rápido.”
b) Esteja preparado e consciente de que a maioria das pessoas não tomarão a decisão na hora, haja vista, as pessoas têm reações imprevisíveis no primeiro contato com o negócio.
Use a sua expertise para perceber que “nem todo não significa não”. É normal que as pessoas fiquem entusiasmadas e curiosas em relação aos resultados financeiros que o negócio proporciona, mas, elas ficam na dúvida, têm medo de dar o primeiro passo e criam objeções.
Embora existam muitas dúvidas, os seus convidados têm receio de fazer perguntas para não parecerem fracos, e em consequência disso acabam dando uma desculpa para não assumir a responsabilidade.
A fim de não se comprometer com o negócio, as pessoas, geralmente usam as seguintes desculpas:
Eu não tenho tempo
Eu não sei se esse é um bom momento para começar
Vou analisar com calma e te ligo
Vou conversar com meu cônjuge
Etc..
Ao perceber essa atitude nos seus convidados, você deve assumir novamente o controle da situação dizendo o seguinte: Bom, fulano, esse negócio pode mudar literalmente a sua vida, mas eu tenho certeza que você tem algumas perguntas. Para que possamos fazer a coisa da forma certa, vamos fazer o seguinte:
Leve esse material para casa e dê uma olhada com calma, isso vai ampliar a sua visão a respeito do negócio.
No momento em que o seu convidado pegar o material da sua mão, segure-o por um instante e diga: Esse material é uma ferramenta de trabalho e lá fora tem muita gente precisando dessas informações, portanto, eu tenho que pegá-la de volta e aproveito para tirar mais alguma dúvida que surgir. 
Qual o melhor dia para eu pegar o material com você, amanhã ou depois de amanhã?
Obs: Esse artigo será concluído em breve…
Fonte: hinode.empresariodaweb.net

Related

Dicas 3806263869017526893

Destaques da semana

Links indicados

item