Como enganar seu cérebro para fazer bons hábitos ficarem para sempre | Diário Sobralense News

Como enganar seu cérebro para fazer bons hábitos ficarem para sempre

5 dicas para treinar seu cérebro para ser mais produtivo Tornar-se produtivo é uma decisão – e que pode trazer excelentes frutos. Mas ...

5 dicas para treinar seu cérebro para ser mais produtivo

Tornar-se produtivo é uma decisão – e que pode trazer excelentes frutos. Mas é uma decisão que envolve a mudança de hábitos, disciplina e algumas técnicas para aproveitar melhor cada momento e cada esforço do seu dia – e com isso, realizar mais em menos tempo. Mas como tudo na vida, não adianta forçar. Vontade e disciplina ajudam bastante na hora de conquistar bons hábitos, mas não adianta usá-las como uma forma de impor um determinado comportamento – isso pode até surtir um efeito ao contrário.
A verdade é que contamos com um ótimo aliado que pode nos ajudar a fazer acontecer: nosso cérebro.  Já falamos aqui de algumas dicas e técnicas que ajudam o cérebro a trabalhar mais e melhor ( e isso inclui ouvir música ou até ficar vendo fotos de animais fofinhos!) , mas a verdade é que há inúmeros recursos, todos comprovados cientificamente, que nos ajudam a tomar as rédeas do nosso cérebro e levá-lo para onde queremos: ou seja, para um lugar muito mais produtivo.
Então, preste atenção a alguns truques que vamos dividir com vocês – e que comprovadamente podem dar aquela forcinha na hora de tornar seu dia-a-dia mais produtivo.

Está procrastinando para fazer algo? Então use isso a seu favor.

Todos nós temos aquelas extensas listas de tarefas para fazer – e dentre elas, algumas que não temos a menor vontade de começar, seja porque são complicadas, difíceis ou nada prazerosas. Algumas das correntes de produtividade dizem que o ideal a fazer quando nos vemos frente a uma “missão” dessas é simplesmente “fazer e pronto”, mas há também alguns caminhos para “contornarmos” essa sensação ruim e mostrarmos ao nosso cérebro que fazer essa atividade não é lá tão ruim assim.
Isso se chama procrastinação produtiva – e é muito simples de fazer. 🙂
Geralmente isso funciona muito bem com quem tem o hábito de procrastinar na hora de fazer as tarefas mais importantes, e começa sempre pelas tarefas que não estão assinaladas como prioridades. E neste caso, uma sugestão do que fazer é “enganar” seu cérebro, assinalando outras tarefas como mais importantes, deixando esta – que você está enrolando para fazer – como uma tarefa mais fácil e sem importância.
Determinar um ranking de prioridades para os projetos a serem feitos todo dia ajudam a fazer isso – e ao adicionar novas tarefas à sua lista ao longo do dia, seu cérebro acaba percebendo que aquela tarefa que antes parecia tão chata já não é mais! Outra coisa que ajuda também é adicionar um contexto às tarefas – é um bom gatilho mental para nosso cérebro entender que é bom para nós que elas sejam feitas.
O que você faz, na verdade, é um truque mental: você remaneja uma tarefa que não se sente a vontade para fazer agora para uma posição inferior na sua escala de prioridades – afinal, uma tarefa menor não parece tão complicada de se fazer do que uma grande, não é?
Mas atenção: nem sempre a procrastinação produtiva vai funciona: mas por vezes é a melhor solução para te ajudar naqueles dias em que é difícil a gente “dar a partida”nos nossos afazeres.

Ajustar a luz e a temperatura do seu local de trabalho para te deixar mais produtivo.

Já postamos uma vez sobre como a organização do ambiente de trabalho interfere na nossa produtividade e criatividade – mas não é apenas a arquitetura que pode ser um bom gatilho para fazer nossa produtividade funcionar melhor: ajustes na temperatura e na luz ambiente desempenham um papel muito importante também.
Um estudo de Cornell afirmou que quando as temperaturas estão mais baixas (em torno de 20 graus ou menos), empregados cometem 44% mais erros do que na temperatura ambiente, de 25 graus.
Então, o ideal é que você ajuste o ar condicionado – ou o aquecedor, no inverno – em torno destas temperaturas, ou use roupas confortáveis que o mantenham aquecido.
Já quanto a luz, sabe-se que quanto mais expostos à luz do dia, melhor produtividade nós temos – e pro isso que estudos afirmam que acordar cedo pode ter um grande impacto na sua performance: significa mais horas horas de exposição à luz do dia e aos seus benefícios diretos.
Mas fique atento: a iluminação errada – ou a exposição excessiva ao tipo de luz não saudável – pode causar fadiga aos olhos e, claro, diminuir sua performance no trabalho. Então, aproveite para conferir a tela do seu monitor: se ela está com muito brilho, ou se a posição dela o expõe a um foco de luz direto nos seus olhos, tente ajustar a iluminação ou trabalhar com intervalos (embora, o ideal é que você ajuste sua iluminação para evitar ter futuros problemas de visão!).

Vá trabalhar num café

Se você é do tipo que gosta de se focar no trabalho e esquecer todo o mundo à sua volta quando está desenvolvendo algum projeto, pode parecer estranho ouvir isso mas: o barulho ambiente de uma cafeteria pode te ajudar a se tornar ainda mais produtivo.
Estranho, né? Mas o Wall Street Journal já relatou que pesquisas sugerem que esta mudança no trabalho adiciona pequenas doses de distração que ajuda a mente a trabalhar num nível um pouco mais abstrato e, também, mais criativo.
Claro, os resultados podem variar de pessoas para pessoas, já que cada um responde de forma particular a estímulos externos – mas se você se sentindo totalmente bloqueado no meio de um dia nada produtivo, sair do seu escritório e seguir para uma cafeteria barulhenta pode ser o gatilho necessário para fazer seu cérebro trabalhar melhor. 🙂

Tire um cochilo

Nem sempre o seu chefe vai concordar com isso, mas tirar um cochilo no meio do dia faz mais pela sua produtividade do que você imagina. Tanto que pesquisas  indicam que há até a hora certa para sua soneca: de 13:00 até as 15:00 – e 20 minutos são o suficiente.
Os benefícios são inúmeros: melhoram sua capacidade de memorização, suas habilidades cognitivas, e sua performance em geral crescem consideravelmente. De olho nisso, até a Prefeitura de Seul autorizou que seus funcionários descansem por alguns minutos após o almoço, numa tentativa de melhorar a produtividade da equipe.
E cá entre nós, dormir de tarde pode ser o método mais fácil de aumentar sua produtividade – mas certamente está entre os mais eficientes. 🙂

Escolha uma trilha Sonora (mas que seja diferente do que você está acostumado!)

Já falamos aqui que ouvir música aumenta sua produtividade, mas aqui está a novidade: na hora de montar sua trilha sonora para trabalhar, fique longe das suas músicas preferidas e escolha aquelas que não são nada familiares para você – são elas que vão aumentar seu foco.
E quem explica isso é o pessoal do Focus at Will, um excelente sistema de músicas para aumentar a concentração:
O fator mais importante na hora de escolher a trilha sonora para trabalhar é definir qual é o tipo de música que você gosta de ouvir quando está se divertindo – ou seja, aquilo que você escuta quando não precisa ser produtivo. Então, seguindo essa lógica, o ideal é escolher um tipo de música totalmente oposto na hora de trabalhar. Isso porque o seu cérebro relaxa ao escutar músicas que você gosya e que escuta muito, e naturalmente associa isso a bons momentos ou a fortes lembranças – e isso diminui o foco e a concentração que ele deveria demonstrar durante o trabalho. Logo, a trilha sonora que você mais gosta não é uma ferramenta de produtividade, muito pelo contrário.
Óbvio que, se você é um músico ou crítico musical, essa técnica não se aplica. Mas se você só precisa daquele som ambiente ao fundo enquanto faz alguma tarefa, escolher músicas desconhecidas pode ser a ajuda que você precisa.
Há alguma técnica pessoal de produtividade que você usa e que gostaria de dividir conosco? Conte aqui nos comentários!
Fonte;blog.todoist.com

Related

Dicas 4676877185038197472

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item